Recentemente, nossa sociedade anda em estado de alerta devido a uma epidemia relativamente nova, mas que já é a doença mais frequente no Brasil, atingindo vários estados, independente da classe social. O zika vírus é transmitido por um mosquito, o Aedes Aegypti, originado originário da África e responsável pela dengue, (.) embora seja menos agressivo que ela, o zika tem causado intensa mobilização das autoridades de saúde no pais.
O quadro se agravou quando pesquisas feitas em novembro de 2015 pelo Ministério da Saúde brasileiro confirmou a relação entre o vírus e a microcefalia, condição neurológica rara que ataca o cérebro da criança ainda em formação, assim(,) muitas famílias que aguardavam os filhos ficaram preocupadas, tendo em vista que não se sabe ao certo como o vírus age dentro do organismo.
O mosquito transmite a doença pela picada, que dentro de dez dias, os sintomas da doença se manifestam, sendo alguns deles febre, conjuntivite, diarreia, vômitos e dores musculares. É de extrema importância se dirigir ao médico, e em caso de confirmação, iniciar o tratamento sintomático.
As medidas necessárias para resolver o impasse são de prevenção a à proliferação do mosquito, o Ministério da Saúde(,) em parceria com as escolas e redes de comunicação, deve instituir palestras e propagandas que auxiliam como a precaver o contágio, e encaminhas encaminhar agentes de saúde para as cidades(,) afim a fim de examinar os locais e combater as larvas do mosquito, deixando claro, que o vírus não é problema de um, mas de todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |