Muitos casos foram descobertos, sobre o surto do zika vírus, doença que vem causando preocupação nas famílias, sobretudo na região nordeste, no do Brasil. O zika é uma doença ainda pouco conhecida, e precisa ser evitada rapidamente.
Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o zika vírus apresenta os sintomas similares aos da dengue**, por isso a sua confirmação foi sempre difícil, (.) para confirmar a ocorrência dessa doença leva-se em consideração a pobreza, falta de saneamento básico, qualidade de vida e serviços de saúde. Acredita-se que a doença surgiu na Uganda, na floresta do zika, daí o nome, ela foi descoberta em um macaco, em 1947, quando estavam fazendo pesquisas sobre a febre amarela.
A prevenção do zika, é igual a à da dengue, não se deve deixar água parada em pneus ou outros objetos, é preciso ter limpeza e cuidado ao manejar os alimentos, e ter uma alimentação saudável, pois o vírus pode até ser brando comparado a à dengue, mas as consequências são alarmantes, (.) a pouco tempo pesquisas mostram a relação do zika vírus com a microcefalia, uma má-formação do cérebro, isso vem acontecendo em recém-nascidos, acredita-se que a transmissão seja da mãe para o bebê.
Em geral, ainda não existe tratamento contra o zika vírus, só para alivio dos sintomas, mas para pôr fim a à mesma doença é preciso ação conjunta, se tomos todos ajudarem fazendo seu papel, muitas doenças podem ser evitadas. O papel do governo é também crucial, distribuindo testes, para realizar o diagnóstico do vírus, entre outras medidas, (.) além disso, é preciso que as gestantes, mantenham o acompanhamento nas consultas de pré-natal, sempre atentas aos indícios do vírus, uma sociedade saudável é aquela que preserva sua segurança, e a dos outros.
Comentários do corretor
* Comece o título com letra maiúscula.
** Quais seriam esses sintomas? Desenvolva melhor sua argumentação.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém é possível desenvolver mais detalhadamente a argumentação sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |