É indiscutível que a questão do mosquito Aedes Egypti está novamente em pauta, com a chegada do verão. Porém(,) este ano o mosquito voltou mais forte e transmitindo o Zika vírus, que por sua vez gera casos de microcefalia em recém nascidos.
É preciso, primeiramente, considerar que o vírus surgiu na década de 50 em Uganda, na África, (.) contudo(,) o estudo sobre o vírus só foi intensificado no último ano. Casos de transmissão do vírus ganharam destaque nacional no momento em que foi descoberto o grau de nocividade em recém-nascidos portadores de microcefalia, doença que afeta o desenvolvimento do cérebro da criança.
É imprescindível insistir no fato de que o Brasil é um dos países mais afetados com a transmissão do vírus, o fato desse alto índice de transmissão está relacionado com o clima brasileiro, em que ocorrem bastantes chuvas, seguidas de sol, acumulando água parada em recipientes, nos quais o mosquito tem seu habitat perfeito. O governo(,) preocupado com a situação fora de controle(,) autorizou a entrada forçada em residências onde haja resistência por parte do proprietário e está investindo no estudo de vacinas para prevenção.
O combate ao Aedes Egypti; deve, portanto, ser fator primordial não somente do governo, (.) a população deve tomar ciência da realidade da situação e unir forças para combater a proliferação do vírus.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |