Muito se tem discutido sobre o atual contágio do vírus Zika no Brasil. Apesar do vírus ter sido descoberto em 1947 no continente africano, o mesmo só começou a proliferar na América Latina em 2015, e atualmente vem causando muita turbulência no mundo científico.
Como exemplo, a relação entre o agente infeccioso e mulheres grávidas, haja vista que os casos de bebês que nascem com microcefalia chegou chegaram a mais de cinco mil em fevereiro de 2016, entretanto, apenas no Brasil ocorreu a associação de que mulheres gestantes e infectadas estariam gerando filhos com tal condição neurológica, um mistério que para o qual a ciência ainda não achou respostas.
Outro ponto que vale relatar, é a rápida disseminação do vírus, apesar de dispor do mesmo vetor que os vírus da dengue e da chikungunya - o mosquito Aedes aegypti - nenhuma das duas alastrou-se tão rapidamente pelo país como o Zika, e de acordo com o doutor Drauzio Varella, o por quê deste fato também é uma incógnita.
Ademais, este assunto vem ganhando proporções mundiais, por exemplo, o Papa Francisco, maior autoridade no meio católico, declarou ser à a favor de métodos contraceptivos para o combate ao Zika, alegando que o aborto neste momento seria um crime, uma afirmativa que causou muita polêmica para ambiente tão convervador como o catolicismo, explicitando a influência e importância deste assunto internacionalmente.
Em suma, o governo brasileiro vem tentando há anos combater o mosquito Aedes aegypti no país, lançando campanhas conscientizadoras e mandando agentes de saúde para inspecionar as residências. Porém, isso não foi suficiente para combater o agente transmissor. Uma alternativa viável em um momento tão emergencial para erradicar este vetor, é punir financeiramente (multas) ou com punições alternativas, como penas educativas, os responsáveis por residências que proponham ambiente favorável à proliferação do mosquito, tendo em vista que "apenas conversar" não resolveu.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal, ao emprego da crase e de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |