Resultado do Enem 2023

Com notas do Enem, estudantes poderão ingressar no ensino superior
Por Silvia Tancredi

Resultado pode ser visto na Página do Participante do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Enem 2023 foi informado aos participantes no dia 16 de janeiro de 2024. As notas do exame poderão ser consultadas na Página do Participante do Enem. Confira:

Resultado Enem 2023! 

Com o desempenho do Enem em mãos, os inscritos poderão ingressar em programas de acesso à educação superior. 

Listamos abaixo as principais dúvidas sobre a liberação das notas do Enem 2023. Confira abaixo as perguntas e as respostas. 

Tópicos deste artigo

Como acessar o resultado do Enem 2023?

O resultado do Enem 2023 poderá ser conferido na Página do Participante. Os estudantes devem ingressar com o mesmo login e a senha que usaram no momento da inscrição. 

Caso tenham esquecido a senha, poderão acessá-la conforme o passo a passo abaixo:

1 - Preencher o campo correspondente ao CPF e assinalar a figura solicitada na Página do Participante. Após o preenchimento, clicar em "Esqueci minha senha". 

2 - Na nova tela, ver se seu e-mail está correto, marcar a figura solicitada e clicar em "Enviar nova senha por e-mail". 

3 - Verificar se a senha foi encaminhada para o seu e-mail (ver também a lixeira/caixa de spam). Para mudar a senha, fazer o login com a nova senha que e escolher uma nova na parte de dados pessoais. 

Se os inscrito não tiver acesso ao e-mail cadastrado, é necessário clicar em "Não tenho acesso a este e-mail" para abrir uma página com o número do celular cadastrado, número para onde a nova senha será enviada por SMS. Se o seu número de telefone não é mais o mesmo, clique em "Não tenho acesso a este telefone celular" para ser redirecionado para a página de atualização de dados de contato, na qual deverá assinalar "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha".

Como a nota do Enem 2023 será calculada?

A nota do Enem 2023 será calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que define a pontuação de cada questão pelo número de acertos e erros dos participantes.

Conforme o sistema TRI do Enem, uma pergunta considerada fácil valerá menos do que uma considerada difícil, sendo que a prova se divide em itens "fáceis", "médios" e "difíceis". Por isso, dois estudantes que acertaram a mesma quantidade de questões não terá a mesma nota. 

Como a redação do Enem 2023 será corrigida?

A redação do Enem 2023 é corrigida por dois corretores. Caso as notas atribuídas por eles tenham muita divergência, entra um terceiro avaliador.

O corretor da redação do Enem deve levar em conta as cinco competências abaixo:

  • Competência 1 - Domínio da norma padrão da língua portuguesa;

  • Competência 2 - Compreensão da proposta de redação do Enem;

  • Competência 3 - Seleção e organização das informações no texto;

  • Competência 4 - Capacidade de argumentação e demonstração de conhecimento;

  • Competência 5 - Elaboração de uma solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais, o que o Inep define como proposta de intervenção. 

Segundo as regras da correção da redação do Enem, cada competência vale de 0 a 200, totalizando mil pontos.

Veja com detalhes como é corrigida a redação do Enem

Como posso tirar nota 1.000 na redação do Enem?

Para tirar 1.000 na redação do Enem 2023, os estudantes precisam ter uma série de conhecimentos. Na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 30 linhas, é preciso criar um excelente texto dissertativo-argumentativo. Dominar a língua portuguesa, o tema solicitado e as características do gênero textual são fundamentais para chegar-se à nota máxima.

Quando posso ver o espelho da redação do Enem 2023?

A imagem digitalizada da redação do Enem 2023, conhecida como "espelho da redação", normalmente é divulgada cerca de dois meses após a liberação do resultado. 

O espelho da redação do Enem 2023 terá apenas caráter pedagógico, não cabendo recurso contra as notas atribuídas ao texto.

Quem é treineiro pode acessar o resultado do Enem 2023?

Não. O resultado do Enem 2023 somente é liberado aos alunos que estão cursando ou já concluíram o terceiro ano do ensino médo.

Quando o treineiro poderá acessar o resultado do Enem 2023?

Quem fez o Enem como treineiro poderá acessar o resultado no mesmo dia em que o Inep disponibilizar o espelho da redação do Enem 2023.

Onde poderei usar a nota do Enem 2023?

As notas do Enem 2023 poderão ser usadas para ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.

O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades. Confira:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em instituições de ensino públicas

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em universidades particulares

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamentos em instituições privadas