A América Latina é a região mais afetada pelo Zika vírus. No Brasil(,) o primeiro caso foi registrado em abril de 2015, sendo que é o país com maior número de casos(,) seguido pela Colômbia. Os sintomas da doença são comuns em outras infecções: febre, manchas e dores musculares.
Em novembro do ano passado (2015) o Ministério da Saúde* a relação entre o zika e a microcefalia, que é a má formação do cérebro em bebês. Também está sendo estudada uma posição relação entre o vírus e a síndrome de Guillan-Barré, uma doença rara que afeta o sistema nervoso causando paralisia de braços, pernas, face e musculatura respiratória.
O zika é transmitido(,) assim como a dengue, a febre amarela e chikunguya, através da picada do mosquito aedes aegypti. E a única forma de prevenção são aquelas “velhas” medidas que todos já conhecem e muitos não praticam: evitar deixar água parada, caixa de água destampada, qualquer objeto que possa acumular água e se transformar num possível foco de desenvolvimento do mosquito.
Portanto, essa epidemia de nível mundial de zika vírus mostra o descaso da sociedade com a saúde pública. As medidas que os órgãos públicos estão tomando, como visitas de agentes de saúde e pesquisas, são essenciais, mas deter-se apenas a elas, enquanto as cidades estão cheias de terrenos baldios transformados em lixões e falta saneamento básico para inúmeras pessoas, é um erro. O controle do mosquito aedes está ligado diretamente com a autoconscientização e educação de toda a população.
Comentários do corretor
* Faltou algum verbo nesta posição para dar sentido à frase.
Atenção à pontuação e à coesão e coerência frasais.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |