O Brasil atualmente está enfrentando uma crise endêmica mais conhecida como do Zika vírus, como seu cujo principal transmissor (é) o mosquito Aedes aegypti. Em meio ao crescente temor internacional sobre os riscos das doenças, a prevenção contra a mesma está sendo adotada por várias regiões do Brasil, (.) onde especialistas afirmam que a principal ação de combate contra o mosquito é cessar o seu ciclo reprodutivo, eliminando qualquer forma de proliferação.
O grande fluxo de turistas estrangeiros ocorridos durante a Copa Mundial de 2014 é uma das principais hipóteses para o surto da doença. A picada do mosquito Aedes aegypti não só está relacionada à febre Chikungunya, como também a uma condição neurológica rara, a Microcefalia. Onde o Brasil foi atingido ao no início (de) 2016 com o primeiro boletim divulgado pelo Ministério da Saúde com mais de três mil casos de microcefalia relacionados ao Zika Vírus.
Sendo talvez, considerado considerada uma ameaça à saúde mundial, a Organização Mundial da Saúde está acompanhando a questão e afirmou alerta de emergência. A Presidente da Republica, Dilma Rousseff, em um dos seus discursos, alegou como prioridade deste ano para o governo as ações de combate contra o mosquito. Também alegou uma parceria com o governo dos Estados Unidos para o desenvolvimento de uma vacina(,) que até então não há existência existe.
O Aedes aegypti se prolifera em locais onde há o acúmulo de água, contudo o Sistema de saúde reúne grupos com pessoas especializadas para precaver e diminuir ao máximo, tais aglomerações de água parada. A biologia, já expõe uma teoria dessemelhante há a tais modos de precaução, levando em consideração o fato da cadeia alimentar e o ciclo de vida de alguns seres vivos. Indubitavelmente(,) depende só da Ciência ou Biologia para indícios de término do vírus. Se cada cidadão fizer sua parte, podemos chegar ao fim da endemia (do) Zika Vírus.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à regência e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |