O Aedes Aegypti é o transmissor do Zika vírus. Esse hospedeiro ocasiona a microcefalia em fetos, quando a gestante é picada por esse vetor. No Brasil, essa ocorrência é corriqueira, o que deixa a população e a OMS-Organização Mundial de Saúde- em estado de alarme. Com isso, deve-se analisar as consequências e as formas de controle.
Antes de tudo, vale ressaltar que o Zika vírus está relacionado com os casos de microcefalia. As mulheres que desejam engravidar repensarão a ideia, uma vez que se forem picadas pelo Aedes Aegypti nesse período de gestação, seus filhos podem nascer com má formação neural. Assim, as pessoas do sexo feminino elas evitarão engravidar enquanto não existir uma forma de proteção para seus filhos, o que pode retardar o crescimento populacional(,) e o Brasil (pode) perder a posição de quinta maior população do mundo, segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com isso, a medida profilática cabível é o combate ao mosquito. Muitas pessoas não são meticulosas em suas residências com os recipientes que podem acumular água parada, seja por descuido, seja por imperícia. Nesse ponto, o Aedes Aegypti irá se desenvolver em exponencialmente, o que pode ocasionar maiores incidências do Zika vírus, o qual implica pequenas dores de cabeça, manchas no corpo e até microcefalia em gestantes, esse supracitado anteriormente e a já citada microcefalia em fetos.
Fica nítido, portanto, que o Zika vírus está é um grande problema e a medida mais cabível é o combater o mosquito. Dessa forma, o Governo está fazendo sua parte(,) difundindo a ideia de prevenção para impedir o nascimento do mosquito. A população precisar colaborar(,) eliminando recipientes que acumulam água parada.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal, ao uso de preposições, à objetividade e à coesão.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, mas é possível desenvolver um raciocínio mais objetivo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |