A tecnológica sociedade do século XXI está enfrentando um problema que soa banal: um mosquito. O Aedes aegypti é famoso por ser vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e agora do Zika vírus. O Zika não tem preocupado nações do mundo todo pelo seu grau de mortalidade, mas por sua relação com a microcefalia.
Esse agente foi identificado inicialmente em 1947, na floresta de Zika, na África. Os primeiros surtos ocorreram em regiões remotas e pouco habitadas, como Uganda e Micronésia. É possível que ele tenha entrado no Brasil durante a visita do papa Francisco, em 2013, em que delegações da Polinésia possivelmente contaminadas estiveram aqui.
Como as cidades brasileiras são infestadas pelo Aedes, o mosquito transmissor, somado ao clima tropical, o vírus teve relativa facilidade para se espalhar. A maior incidência é no nordeste, mas já há casos confirmados em 14 estados.
A mortalidade desse vírus é pequena, mas é preocupante a correlação existente ente a infecção pelo Zika e o nascimento de bebês com sérios defeitos* distúrbios, principalmente a microcefalia, (que é) uma atrofia cerebral. Alguns cientistas estão pesquisando a capacidade que o vírus tem de ultrapassar a barreira placentária durante as 12 primeiras semanas de gestação.
O surgimento de uma vacina seria uma boa opção, porém levará pelo menos três anos para estar em condições de ser usada em larga escala. Enquanto isso(,) a população se protege usando repelentes e eliminando criadouros do mosquito. A ação governamental é imprescindível, seja através de campanhas de conscientização, seja na mobilização de agentes de saúde na visita de domicílios. Afinal "Estamos perdendo a luta contra o mosquito"(,) como reconheceu a presidente Dilma Rousseff.
Comentários do corretor
* O termo "defeitos" para se referir a problemas de saúde em seres humanos pode ser interpretado como desrespeitoso, pois "coisifica" o ser em questão.
Atenção à pontuação, ao emprego respeitoso e coerente de termos e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |