Whatsapp
Em 04/12/2007 01h44 , atualizado em 15/10/2019 14h49

Como fazer uma boa redação

Dicas de Vestibular

Fazer uma boa redação não é tão simples e ainda traz insegurança e alguns medos a estudantes que precisam fazer o texto em provas como a do Enem Por Érica Caetano
Boas redações exigem prática e leitura
Boas redações exigem prática e leitura
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

Temida por grande parte dos estudantes, a redação tem peso importante em vestibulares concorridos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ler o tema e se deparar com a folha em branco faz com que candidatos fiquem tensos, nervosos, perdendo muito tempo até iniciar a construção do texto. 

E é pensando nas maiores dificuldades em escrever e fazer uma redação que bolamos um resumo para auxiliar você a saber por onde começar. Vamos lá?

- Determine o gênero textual

Antes de tudo é preciso saber que a proposta de redação precisa ser escrita no gênero textual cobrado, podendo este ser narração, carta, descrição e, a mais comum, cobrada em vestibulares e Enem, que é a dissertação

Para escrever uma dissertação argumentativa é preciso que o texto exponha uma opinião pessoal, mas que possua argumentação de maneira impessoal, utilizando verbos na terceira pessoa do singular. 

É muito importante que o título da redação, quando exigido, seja atraente, inteligente e objetivo. O título tem que retratar o conteúdo da redação e não pode ficar confuso para o corretor. Cuidado para não inventar demais e optar por um título que só você vai entender.

Para não ter problemas, muitos preferem deixá-lo para o final, após concluir o texto. Mas cuidado para não esquecê-lo. No caso da redação do Enem, o título não é obrigatório.

- Anote as primeiras ideias

Ao ler o tema da redação, já anote as primeiras ideias que venham a sua cabeça. Faça tópicos com o que veio nesse primeiro momento em sua mente e os reserve. Depois parta para os textos de apoio fornecidos e selecione, risque, destaque o que mais te chamar a atenção baseado no que o tema pede. 

Veja o passo a passo para escrever uma boa redação!

A partir do material oferecido pela banca faça o maior número de associações possíveis com leituras prévias e fatos importantes e anote tudo num rascunho. O uso exclusivo do material da prova pode denotar total desconhecimento sobre o tema proposto. As informações que você trouxer no seu texto têm peso maior quando vindas de outros meios que não o oferecido na prova.

- Faça o esqueleto do seu texto

Uma redação bem feita conta com introdução, desenvolvimento e conclusão, tudo isso obedecendo o limite de linhas exigido, que é geralmente 30 linhas. Esse esqueleto precisa ser mantido à risca.

    • Introdução

A introdução é uma etapa muito importante na construção da redação e, por isso, precisa ser bem abrangente. Comece o texto fornecendo ao leitor o entendimento do que você iá defender nas próximas linhas. 

Depois de deixar sua introdução não muito extensa mas com o objetivo claro do que você defenderá, inicie o desenvolvimento da sua argumentação. Nessa parte você vai usar aqueles tópicos que levantou lá no início da leitura da proposta e dos textos de apoio de construção ao texto.

Desenvolva um parágrafo trabalhando as frases colocadas nos tópicos. Se tiver dados, números relevantes para fazer a relação com o assunto, melhor ainda. Para estabelecer essas relações é muito importante estar bem informado e atualizado sobre tudo o que acontece no país e no mundo, mesmo que nem tudo seja do seu interesse.

O tema da redação é bem imprevisível e pode cair algo que você não domine. Por isso, é importante manter o hábito da leitura de livros, jornais e revistas. Pode parecer chato, afinal de contas, todo mundo diz a mesma coisa, mas para escrever bem é preciso ler, e ler muito. Só assim é possível aperfeiçoar um bom vocabulário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    • Desenvolvimento

No desenvolvimento é preciso continuar escrevendo a redação de forma articulada, convencendo o leitor que seu ponto de vista é coerente. É importante que opiniões não sejam dadas se realmente não estiverem bem embasadas. Utilize argumentos concretos e evite todo tipo de “achismo”.

Não seja redundante, diga tudo o que tem que dizer de uma vez só, sem rodeios. Isso é fácil quando se estrutura os parágrafos de maneira correta, sem cortar as ideias.

É importante também lembrar das regras gramaticais, cuidar da ortografia das palavras e com as concordâncias nominal e verbal, principalmente evitando o gerundismo. 

Leia: Coesão textual na redação do Enem

Leia também: Coerência textual na redação do Enem

Não use palavras estrangeiras e gírias e não pense que escrever “bonito” conta ponto. O importante é ser bem compreendido. Um texto simples não é um texto pobre e não vai o trair na hora de usar corretamente o significado das palavras.

Não generalize, não use siglas desconhecidas e evite repetir palavras. Nesse caso, utilize sinônimos. Fuja de períodos muito curtos ou muito longos. Evite também usar a letra de forma porque ela dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. 

Capriche na caligrafia e, antes de passar o texto a limpo, revise uma, duas ou até mais vezes. Um pequeno acento pode te tirar um décimo e uma vaga na lista dos aprovados. 

Confira 10 dicas para caprichar na caligrafia da redação no Enem

    • Conclusão

Uma boa conclusão de uma redação geralmente retoma aquilo que já foi discutido de forma nova, diferente e, de preferência, propondo uma solução para o assunto.

Na redação do Enem, por exemplo, os avaliadores gostam de ver na conclusão as propostas para resolver o problema que o participante descreveu durante a redação.

Apesar de muitos acharem que os corretores das redações do Enem e de outros vestibulares buscam textos extraordinários, o que eles querem na verdade é que o candidato organize suas ideias de forma concisa e se expresse de forma adequada por meio da escrita.

- Pratique sua redação

E não basta saber o que fazer, é preciso saber como fazer. E só consegue um bom texto praticando muito, ou seja, escrevendo para treinar. O ideal é fazer uma redação toda semana, já que a prática pode levar à perfeição.

O Brasil Escola conta com o Banco de Redações que pode te ajudar bastante a treinar o seu texto. Todo mês um tema novo é disponibilizado e você pode escrever sobre ele e enviar a sua redação para a correção. A corretora irá avaliar a sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Assim, você saberá onde está com maior dificuldade e no que precisa se aperfeiçoar mais.

- Peça que leiam sua redação

Uma outra opção para quem deseja treinar a redação é pedir para que outras pessoas leiam os textos que você produziu. Muitas vezes, acabamos nos acostumando com o nosso texto, deixando passar batido algum erro ou vício de escrita. Outras pessoas que ainda não tiveram contato com o texto poderão observar detalhes que não foram vistos por você.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
São esperados os 5.259 inscritos para as provas que serão das 14h às 18h.
Hoje provas são mistas de Português e Inglês; resultado sai em 21 de dezembro.
Quarto dia de provas terá redação e questões mistas de Português e Inglês. Classificados serão liberados em 3 de dezembro.
Mais de 4 mil candidatos se classificaram para esta etapa, que é aplicada em seis cidades.
Mais de mil candidatos foram selecionados para esta etapa; notas saem em 9 de julho.
Há postos no campus Goiabeiras para orientação dos quase 13 mil vestibulandos.
Provas acontecem durante a tarde e vão até terça-feira para mais de 32 mil candidatos.
Estudante de Barretos ganhou com redação sobre o sistema de cotas nas universidades.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES