O aumento de pessoas infectadas pelo vírus Zika colocou a população, no Brasil e em outras regiões do mundo, em estado de alerta. O homem, em sua condição social, pode contribuir na disseminação da doença e inversamente acalentar a esperança de que se descubra sua cura.
Descoberto em Uganda, no ano de 1947, através de experiências feitas em um macaco sentinela, o vírus só demonstrou evidência de infecção humana em 1950. Posteriormente(,) o vetor aedes iniciou sua transmissão no mundo, chegando à América em 2014 e atingindo o Brasil no ano seguinte. O país chamou a atenção mundial em vista da gravidade epidemiológica que representa a doença.
Além de contagiosa, ela possui relação com a Síndrome de Guillain-Barré e casos de microcefalia que estão se alastrando em estados brasileiros. Isto levou alguns casais a adiarem planos de gravidez e outros a evitar viagens que possam comprometer a saúde de bebês sendo gestados.
Internacionalmente, a repercussão sobre o estado da saúde brasileira motivou líderes de governos e de grandes organizações como a ONU a emitirem notas sobre os casos, para que a população global se conscientize. Esta ação está fazendo atletas e turistas repensarem a vinda para as Olimpíadas que acontecerão este ano no Rio de Janeiro, já que se há certo risco de contaminação em um ambiente vulnerável e propenso a à disseminação da doença.
Pesquisas a cerca acerca do vírus Zika estão sendo feitas em grande escala por várias nações da América e da Europa. O Brasil e Estados Unidos, por exemplo, se uniram para tentar criar uma vacina que torne possível a cura desse tipo de infecção. Há de se dizer também que à medida que os cientistas contribuem para esta causa, as pessoas também poder podem partir de ações individuais(,) vistoriando seus lares e destruindo potenciais criadouros do agente vetor.
É imprescindível que cada um esteja à a par de sua responsabilidade nesta batalha contra os vírus e outras doenças infecciosas. Uma luta que exige a ação individual para se tornar coletiva demonstra existir algo maior que um “eu”(,) chamado “nós” , que tem em mãos o futuro de toda uma sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |