A dengue, a febre Chikungunya e o vírus Zika advém advêm de um mesmo transmissor, o Aedes Aegipty aegypti. Atualmente o Brasil passa por uma intensa epidemia e todo esforço parece pouco para erradicar o problema.
Apesar de apresentar sintomas parecidos, estas três doenças são bem adversas. A Zika(,) que aparentava ser a menos nociva(,) é na verdade a mais preocupante, pois em 2015 o Brasil registrou mais de 3000 casos de crianças nascidas com microcefalia, muitos casos estão ligados ao vírus e outros estão sendo investigados. Há ainda a especulação de que os contaminados possam desenvolver a síndrome de Guillain-Barré.
Quase 80% das pessoas que contraem a doença não sabem que está estão contaminadas. Mas como descobrir se nem o SUS e planos de saúde fazem o diagnóstico? O tempo passa e o futuro das crianças fica comprometido.
Devido ao surto, a mídia se prontificou para alertar e conscientizar a população. O governo brasileiro fez uma associação com os EUA para a criação de uma vacina, porém essa levará aproximadamente três anos para ficar pronta e precisamos de resultados emergenciais. O mosquito transgênico poderia ser uma saída, mas precisa ser estudado profundamente para não causar maiores danos.
O método mais eficaz é acabar com os focos das larvas do mosquito, evitando sua proliferação. Entretanto, por este se desenvolver facilmente(,) é preciso a colaboração de todos, tanto do governo para fazer fiscalizações, quanto da população para evitar a água parada.
Todavia, ainda há pessoas que sabem dos riscos que o vírus apresenta e mesmo assim não se manifestam para fazer a sua parte na eliminação dos focos. O governo deveria aplicar multas todas as vezes que estes fossem identificados. Infelizmente o brasileiro está acostumado a trabalhar sobre pressão. Situações extremas pedem medidas extremas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, explorando dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |