O Zika vírus, como o próprio nome diz, é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, também transmissor da dengue, chickungunya e febre amarela. Este vírus, atualmente(,) está sendo um dos principais problemas de saúde pública que até então desafiam a medicina, fazendo-a ‘correr contra o tempo’ em busca de contê-lo.
Isto se deve ao fato do vírus estar se disseminando muito rapidamente, diferente da dengue, chickungunya, e febre amarela(,) que se disseminam em escala menor, o que gera uma incógnita entre os médicos e pesquisadores. Este vírus veio da Polinésia, transportado por um grupo de remadores**, e a partir daí se disseminou no Brasil, principalmente na região nordeste, especificamente nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Piauí.
Contudo, este vírus pode causar desde problemas simples, como febre baixa, dor de cabeça, mal estar, que em basicamente uma semana passam, até problemas mais complexos, tais como febre alta, dores de cabeça, fortes dores nos pés, manchas vermelhas por todo o corpo e(,) em bebês de gestantes, podendo podem causar microcefalia, que é uma doença que implica na má formação do cérebro do bebê no período de gestação.
Diante disso, o governo vem buscando medidas para erradicar este vírus, financiando propagandas publicitárias de conscientização das pessoas para diminuir a proliferação do mosquito transmissor, e segundo a presidenta Dilma Rousseff(,) não faltará recursos para combater este vírus. Portanto(,) além destas medidas de combate, estas devem ser reforçadas, principalmente em escolas do ensino fundamental e médio sobre os cuidados para que diminua a proliferação, enquanto não é desenvolvida uma vacina.
Comentários do corretor
* à
** Importante ressaltar que essa é uma das versões defendidas, mas ainda não sabe-se exatamente como o vírus chegou ao Brasil.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas deve-se tomar cuidado com afirmações categóricas que ainda não foram comprovadas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |