O Zika é um vírus originário do continente africano e é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Porém, no final de 2015, constatou-se uma alta significativa nos números de casos dessa infecção viral em vários países da América Latina(,) inclusive no Brasil. Assim, surge a problemática do combate a essa doença.
O vetor transmite, além dessa, mais outras duas doenças que são muito preocupantes: a dengue, que foi considerada epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2015, e a chikungunya. Atualmente, acredita-se que a Zica Zika está relacionada com os vários casos de recém-nascidos com microcefalia. Portanto, não gerou surpresa alguma a decisão da OMS ao emitir um alerta de emergência(,) tendo em vista a possibilidade de risco á saúde global. Por outro lado, há o panorama econômico brasileiro que pode ser afetado se houver um impacto no turismo.
O Nordeste do país é a região em que mais há maiores indicies índices de contágio dessas doenças. Isso está ligado aos períodos em que (se) faz necessário o estoque de água potável, em sistemas improvisados, e na maioria das vezes sem segurança, o que garante a proliferação do agente transmissor. O Estado, também, se mostra deficiente no controle e difusão da informação para população, principalmente para as grávidas, que são as mais afetadas. Atrelado a isso está uma parcela da população que se mantém omissa diante dos acontecimentos.
Diante do que foi exposto, fica claro que é necessária uma ação conjunta entre o Estado e o povo brasileiro na luta contra o mosquito, a fim de coibir sua ação. Para isso o governo deve investir no saneamento nas regiões mais pobres, acionar agentes de saúde para visitar as casas e fazer a inspeção. E, também, promover diversas campanhas de conscientização popular para que todos tomem ciência de como proceder. E(,) desse modo, evitar que mais pessoas contraiam o virús.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continu exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |