De origem Egípcia na África, o Aedes aegypti foi descrito pela primeira vez em 1762, porém, seu nome se tornou definitivo em 1818. Com um significado de “desagradável” e “odioso”(,) não é de se esperar menos do que isso. Por ser tão pequeno, há quem não conhecia em imaginar imaginava tamanhos problemas que iria causar.
Mas por que esse inseto teria tanta importância? Também conhecido como mosquito da dengue, (é) muito parecido com o pernilongo comum(,) mas possuem suas diferenças. Nos primeiros anos de sua descoberta, a principal preocupação era por transmitir a febre amarela. Atualmente, no Brasil, o mosquito da dengue tem causado grande repercussão. Foi confirmado Foram confirmados pelo Ministério da Saúde em 2015, alguns casos do vírus Zika, também transmitido pelo Aedes.
Sua transmissão é feita através da picada da fêmea contaminada. A preocupação maior é que esse vírus pode causar Microcefalia, um perigo vulnerável principalmente para as gestantes. A microcefalia causa a diminuição da formação do cérebro do bebê ainda em gestação. Governantes de todo o país estão mobilizando as pessoas para o combate à Dengue.
Primeiro passo é não deixar excesso de água em pneus, vasos de plantas ou em qualquer lugar que possa ser propício para a criação de criadouros do vetor. Não é uma tarefa difícil, o importante é todos terem essa consciência e criar foco para acabarmos de vez (com) esse inimigo que tem causado tanto mal.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto a introdução está boa, porém a conclusão deixou a desejar. Enquanto a introdução traz dados históricos e culturais, a conclusão está limitada a clichês. Desenvolva melhor o raciocínio.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |