Logo após a Copa do Mundo FIFA de 2014(,) que ocorreu no Brasil, onde quando houve uma forte migração devido ao evento, foi identificado pela primeira vez no país o vírus Zika. No final de 2015, o vírus da zika já havia se espalhado por toda a América Latina e tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde. Enquanto a doença costuma evoluir com sintomas de febre e dores musculares, a preocupação recente é que o vírus esteja associado a outras doenças.
Assim como a dengue e chikungunya, o vírus da zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e febre intermitente, erupções na pele, coceira, dor muscular são os seus principais sintomas. O Ministério da Saúde confirmou a relação do vírus com a microcefalia com base no resultado de exames de coleta de sangue e tecido da pele de um bebê, nascido no Ceará. Atualmente, cerca de 508 casos de microcefalia relacionados com o vírus foram confirmados no país e mais de 3.000 estão sendo investigados.
Sabendo-se que ainda não há vacina nem tratamento específico para a doença, cabe a à população se prevenir. Como as larvas do mosquito transmissor nascem e se criam em água parada, a melhor forma de combater é evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas e vasos de plantas, manter o quintal sempre limpo, adotar o uso de telas e mosqueteiros, bem como o uso de repelentes. Quanto ao Estado, a adjeção de Agentes da Saúde para que fiscalizem as casas, é essencial no controle e alerta do vírus na sociedade em geral.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e ao uso de advérbio de tempo.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais o assunto, de forma mais aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |