Vírus ZIKV teve sua primeira registrada aparição registrada no ano de 1947(,) quando ainda não era transmitido aos seres humanos, (.) no momento contemporâneo(,) ele ganhou uma demasiada importância devido a à sua transmissão através do célebre mosquito Aedes Aegypti, (que) com sua infecção pelo vírus, que no Brasil é conhecido como Zika, está causando o Zika vírus, uma doença grave que provoca derivados como lúpus, a síndrome de guillain-barré e(,) principalmente(,) a microcefalia(,) que a cada dia aumenta o número de casos(,) tornando-se um alerta mundial.
A intensificação dar-se se dá devido ao velho vilão do corpo social, o Aedes Aegypti. O mosquito está circulando (a doença) através de sua picada a doença, pois, grande parte da nação(,) mesmo em épocas de maior aumento de casos relacionados à dengue, muitos indivíduos ainda mantém o característico costume de não verificarem em suas residências possíveis focos para a reprodução do Aedes Aegypti, (;) outros acabam não se importando com o problema(,) utilizando o argumento (de) que nunca foram vítimas do mosquito; (,) mesmo na presença de focos.
O Brasil(,) como exemplo, é um dos países com um histórico de elevados números de situações de pessoas que já foram vítimas do Aedes, não só pertinente ao costume dos cidadãos, mas, também relacionado ao por causa do clima. É muito raro um vírus procriar em locais com temperaturas baixas, infelizmente o país gira em torno de temperaturas elevadas mesmo em estações que a temperatura deveria ser baixa, como no inverno.
Portanto, fica clara a necessidade da constituição de recursos como vacinas para erradicar o problema e seus derivados, maior conscientização da população para que façam a manutenção em suas residências; consequentemente não havendo focos para o mosquito na ausência de agentes da saúde e programas não só criados pelo Estado, também pelas prefeituras nas cidades que possam influenciar no controle de casos do Zika, (;)afinal(,) sem mosquito, não há vírus.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, à ordem direta que ajuda a simplificar e tornar mais coesas as frases e à coesão frasal.
É notável que o texto busca uma linguagem mais formal que o comum, mas há confusão com o uso de certos termos e verbos que, apesar de soarem "refinados", não fazem sentido no contexto. Opte por um texto mais simples, porém mais coerente e claro.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |