Whatsapp

Banco de Redações

agosto

Tema: Violência doméstica contra as crianças
Leia a(s) proposta(s) abaixo e envie sua redação

Atenção: Esta semana 8 redações, do limite de 40, já foram enviadas! [?]

PUBLICIDADE

A violência doméstica, mais conhecida quando se trata de abusos sofridos pela mulher, também se estende a crianças. Os pais, avós, tios etc. são responsáveis por cuidar do bem-estar delas, no entanto, muitas vezes não é o que acontece. Esses casos de violência têm se tornado cada vez mais frequentes. Tendo isso em vista, a Proposta do Banco de Redações do Brasil escola do mês agosto é que você desenvolva uma redação sobre o seguinte tema: Como combater a violência doméstica contra as crianças.

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.

Cronograma para envio de redações:
1º período: 1 a 8 de agosto
2º período: 10 a 18 de agosto
3º período: 20 a 27 de agosto

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir de 1º de setembro.

Enviou seu texto em julho de 2022? Acesse aqui a correção.

Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:

Texto 1

Entre 2016 e 2020, foram identificadas pelo menos 1.070 mortes violentas de crianças de até 9 anos de idade. Em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, foram 213 crianças dessa faixa etária mortas de forma violenta. Houve um aumento na faixa etária de até 4 anos, o que preocupa por serem mortes violentas na primeira infância. [Unicef - leia o texto na íntegra]

Texto 2

Os casos de agressão costumam ser invisíveis, pois há uma subnotificação. Parte dela vem do mito de que laços sanguíneos são suficientes para garantir proteção e cuidado a uma criança, mas a pediatra ressalta que pais e mães, ou cuidadores em geral, podem sim ser agressivos. 

Outra ilusão que impede as denúncias é a associação de violência com pobreza. É por isso que casos como o de Henry Borel, assassinado dentro da casa da mãe e do padrasto, ou de Isabella Nardoni, morta pelo pai e pela madrasta, costumam parecer episódios isolados. [Lunetas - leia na íntegra]

Texto 3

No Estatuto da Criança e do Adolescente, o PL 1.360/2021 inclui outras ações em que as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) deverão atuar de forma articulada, como promover e realizar campanhas educativas sobre os instrumentos de proteção aos direitos humanos das crianças e dos adolescentes, incluídos os canais de denúncia existentes.

Terão ainda de capacitar de forma permanente policiais, profissionais da educação e de conselhos tutelares para identificar as situações de violência e agressão; e destacar o tema nos currículos escolares de todos os níveis de ensino. [Agência Senado - leia na íntegra]


Clique aqui para enviar sua redação
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES