De acordo com artigo 227 da Constituição federal brasileira, que é dever das famílias, da sociedade e do Estado assegurar o bem-estar das crianças, adolescentes e jovens. Todavia, certos eventos demonstraram que esse e outros direitos não estão sendo assegurados, principalmente, pela família e escola, onde o infante se encontra em ambientes não acolhedores, sem segurança e prejudiciais ao seu desenvolvimento intelectual, emocional, entre outros, podendo ser vítima de diversas violências. Com esse cenário, é fundamental que haja soluções de combate a esses atos deploráveis. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Nesse sentido, é possível afirmar que a família possui um papel imprescindível na vida dos menores, pois é a sua primeira socialização, que ajudará no seu desenvolvimento em diversos aspectos. Porém, conforme levantamentos como da ONDH (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos), mostra que o principal agente da violência contra crianças é a própria família, e em 2020, mostra que a violência sexual – um dos tipos mais recorrentes -, acontece em 73% na casa da própria vítima ou do suspeito, e é cometida pelos pais ou pessoas próximas não proporcionam um ambiente saudável e demostra insensibilidade pelo ato cometido. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as escolas também têm um papel de extrema importância na vida da criança, porquanto é a sua segunda socialização e onde passará grande parte da sua vida se ampliando de conhecimentos e oportunidades. Porventura, há discriminação e violência por parte das outras crianças tanto como dos professores e funcionários das instituições, podendo citar o racismo, bullying, exclusão e etc (Fuga ao tema). (Truncamento) Ferindo os direitos presentes no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), como na Lei nº 8.069/90 que diz que nenhuma criança será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, no entanto, segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, uma vez que eles têm seus direitos negligenciados, garantidos apenas no papel, e não na prática. Ou seja, há muitos desafios para se combater e que é necessária uma análise de como está sendo feito esse combate. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de encontrar formas de combate a violência infantil, as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) em conjunto com a sociedade promoverem e realizarem campanhas educativas sobre os direitos humanos das crianças e dos adolescentes, incluindo os canais de denúncia existentes e capacitar os profissionais da educação e de conselhos tutelares para identificar as situações de violência e agressão; e destacar o tema nos currículos escolares de todos os níveis de ensino. (Truncamento) De modo que, (Sem vírgula) o artigo 227 e as leis presentes no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) sejam assegurados aos infantes.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |