No artigo 5° do ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), assegura, (Sem vírgula) que nenhuma criança e adolescente será objeto de qualquer forma de violência. No entanto, o Brasil registra um número crescente de casos de violência e abuso às crianças, principalmente, nas residências familiares em que estas estão inseridas. Diante disso, cabe o debate sobre essa problemática, a saber, o despreparo emocional dos agressores para lidar com as crianças e como, consequência, os danos causados na psique delas.(Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, devem-se investigar os motivos que levam o agressor a essas atitudes de maus-tratos à criança. Nesse sentido, segundo o modelo de compreensão do estresse, defendida pelo psicólogo Hilson y Kuiper, aponta uma das causas da violência infantil sob a forma de avaliar e compreender as situações estressantes em que o agressor foi submetido na relação com a criança. Dessa maneira, o agressor retribui a carga emocional de estresse na criança na forma de maus-tratos. Logo, conclui-se, (Sem vírgula) que o despreparo emocional do agressor para lidar com suas emoções é evidente como um dos fatores que contribuem para a agressão. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Como resultado, os maus-tratos têm deixado sequelas, às vezes, irreparáveis, de tal forma que, (Sem vírgula) essa criança irá ser um adulto com problemas psicológicos, de modo que, (Sem vírgula) desenvolva distúrbios e traumas mentais. Dessa maneira, a criança terá dificuldades de aprendizagem e, no futuro, crie um adulto com dificuldades de comunicação e relacionamento interpessoal (Melhore a apresentação dessa discussão). Sob esse viés, cabe postular o livro "Crianças da guerra", escrito pela autora Viola Ardone, que retrata a vida das crianças na Segunda Guerra Mundial. De maneira análoga, as crianças que sobreviveram a guerra tiveram consequências, algumas irreversíveis, como conflitos e dilemas internos descritos pela autora.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário providências para solucionar esse problema que afeta tantas crianças no país. Nesse sentido, é mister que o Ministério da Saúde, juntamente, (Sem vírgula) com uma equipe multidisciplinar de agentes da saúde, promova palestras nas escolas, com as famílias dos alunos, sobre as consequências dos maus-tratos e meios para lidarem com as situações estressantes no ambiente familiar. (Truncamento) Tendo em vista, (Sem vírgula) a promoção da conscientização dos responsáveis sobre os danos causados quando ocorre maus-tratos. Assim, com medidas efetivamente realizadas poderemos solucionar esse imbróglio e restaurar a saúde emocional de nossas crianças. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |