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Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 03/08/2022

Status:

Corrigida
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Segundo o filósofo Jean Paul Sartre, a violência, seja qual for a maneira que ela se manifesta, é sempre uma derrota. Desse modo, observa-se na realidade contemporânea brasileira um crescimento exponencial da violência doméstica infantil que gera retrocessos físicos e emocionais. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam as relações histórico-culturais e a educacionais. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, é valido pontuar que as relações histórico-culturais (Desenvolva mais essa ideia) têm impulsionado a violência infantil. De acordo com o físico Isaac Newton "para toda a ação existe uma reação" (Justaposição) com base nesse princípio é notório que os filhos herdam as ações violentas dos seus pais, reagindo com comportamentos marginalizados e agressivos, reproduzindo o ciclo de violência para as conseguintes gerações (Reestruture essa discusão). Assim, essa conivência agrava ainda mais esse cenário.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que o sistema educacional retarda a problemática. O educador Paulo Freire afirma "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Sob essa ótica, a ausência da temática em sala de aula retrocede ao auxilio e amparo à criança e adolescente, que por sua vez não provoca em alteração da realidade social. Logo, é inadmissível que esses laços impositivos continuem perpetuar. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater a violência infantil doméstica. Por sua vez, Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação sobre a violência infantil dentro de casa, analisando com perspicácia o comportamento físico e emocional dos alunos, com o objetivo de oferecer à sociedade conhecimento desse panorama. Por fim, cabe às organizações não governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, a violência sofrida por crianças e adolescentes possa ser derrotada, consolidando a teoria de Jean Paul Sartre.(Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200