A Constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 227 que é dever da família, da sociedade e do Estado a responsabilidade de salvaguardar os direitos fundamentais das crianças, jovens e adolescentes, porém tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a escalada da violência doméstica praticada contra as crianças. Diante de tal perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.. (Uso inadequado da pontuação. Formule a tese)
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ineficácia do Estado no tocante a aplicabilidade das leis aos que praticam violência doméstica contra crianças e adolescentes, visto que geralmente são aplicadas em primeiro momento medidas protetivas de proibição ou afastamento do agressor ao lar do agredido, bem como medidas de distanciamento entre agressor e vítima, geralmente descumpridas. A política de desencarceramento adotada no país, com a criação de audiências de custódia, uso de tornozeleiras eletrônicas, pagamento de fianças e medidas protetivas ineficazes, levam a morosidade do sistema penal brasileiro na aplicação das medidas de prisão ou detenção, corroborando para que haja recorrência de agressões ou mortes da vítimas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental ressaltar que a falta de articulação entre os entes federativos, no tocante a capacitação dos profissionais da segurança, educação, saúde entre outros envolvidos na problemática em questão, que somado à falta de campanhas de esclarecimento nos meios de comunicação à sociedade em geral contribuem para a subnotificação dos casos de agressão, dado que muitas das vezes o problema é identificado por professores, médicos e outros profissionais ou ainda por vizinhos ou familiares e não comunicados aos órgãos competentes, muitas das vezes por medo ou falta de conhecimento da atitude a ser tomada. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto a necessidade de combater o crescente aumento do índice de violência contra crianças e adolescentes à a partir de mudanças na legislação penal brasileira, adotando medidas mais enérgicas aos agressores no primeiro momento do crime, bem como a implementação de políticas públicas de qualificação dos profissionais das diversas áreas, somados a campanhas educativas destinadas à sociedade, explicitando as atitudes a serem tomadas ao se depararem ou tomarem conhecimento da prática de tal crime. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |