Atualmente, a violência doméstica contra as crianças é um grande problema na sociedade brasileira. Apesar de ser crime a agressão contra menores, pais e outros membros familiares continuam justificando o ato para educação e usando de laços sanguíneos como uma desculpa para tal atitude. É comprovado que punições físicas prejudica o desenvolvimento do cérebro infantil, dificultando, por exemplo, o aprendizado e a capacidade de tomar decisões. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Com a violência sendo constantemente usada em casa, a criança aprende que essa é a forma correta de se resolver problemas, a tendência é que ela repita o comportamento familiar na escola, na rua ou em outros ambientes, agredindo seus colegas. (Truncamento) Podendo até se tornar um adolescente e/ou adulto agressivo, fora os diversos transtornos psicológicos que essa pessoa pode desenvolver devido às agressões. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Sabendo disto, é necessário conscientizar a população brasileira dos malefícios gerados por essa violência, utilizando a mídia, escola e “etc”, para incentivar a denúncia desses casos. O governo tem o papel de tratar com mais rigor as queixas de agressão, punindo da forma correta as pessoas que cometem esse crime contra as crianças. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica claro que a conscientização da população e a punição devidamente correta são fatores preponderantes para a perpetuação da violência doméstica infantil e, consequentemente, precisam ser combatidos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |