A argentina López Peiró conta em seu livro, Por qué volvías cada verano, sua experiência durante a adolescência do abuso sexual que sofreu nas mãos de seu tio, que era um policial, e uma “pessoa de confiança”. Ela é uma das muitas crianças e adolescentes que sofrem todos os tipos de abusos. E não só na Argentina, isso é uma realidade no Brasil. Entre 2016 e 2020, houveram no mínimo 1.070 mortes violentas de crianças de até 9 anos de idade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Talvez as pessoas achem que somente porque as crianças estão com a família, que é considerada “pessoas de confiança” (Melhore a construção dessa ideia), o que deveriam ser, que elas estão seguras. E que só estão em perigo quando estão sozinhas na rua ou algo do tipo. Mas o que elas menos esperam é que a maioria dos casos de abuso e agressão aconteçam dentro da própria casa, com o conhecimentos dos pais, ou até mesmo seja realizada por eles. (Apresente a fonte dos dados apresentados)
(Melhore a estratégia coesiva) E é isso que impede esse problema de ser resolvido, achar que a família nunca faria nada com a criança, achar que eles nunca seriam os vilões. Sempre devemos estar atentos a tudo, a cada pequeno detalhe que dê qualquer indício de agressão, física ou emocional. Não deixar nossos filhos com qualquer pessoa, mesmo sendo um tio ou avô, devemos ter muita confiança de que com quem deixamos os pequenos, e mesmo assim ainda corremos riscos. E na pior das hipóteses há ainda os casos não só de agressão (Vírgula) mas de assassinato. Pais que matam seus próprios filhos. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o Estado deve aderir a providências catalisadoras, a fim de solucionar o aumento crescente de agressão e abuso infantil,e salvar essas crianças indefesas, que de maneira nenhuma merecem nada disso. (Truncamento) E suscitar um Lar seguro. Para isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - haja vista ser provedor de políticas públicas- deve investir em uma investigação intensiva, utilizando de agentes sociais e policiais, por meio de projetos que visem proporcionar uma vida tranquila e saudável para os pequenos, com a finalidade de termos adultos não traumatizados, e acabar com a morte de crianças. Elas podem ser crianças hoje, mas um dia se tornaram o futuro do nosso país, e devem estar bem para poderem ser bons naquilo que escolherem fazer. Espera-se, com, (Sem vírgula) isso que todos trabalhem em conjunto, para aniquilar a violência doméstica contra crianças.
Comentários do corretor
Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Explore a discussão com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |