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Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 06/08/2022

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a violência doméstica contras crianças, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva , faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa violência doméstica, nesse caso, o problema é alarmante à sociedade, com isso podem trazer uma série de consequências, como por exemplo, essas vitimas cresceriam com muitos problemas tantos sócias sociais, quanto psicológicos, além de diversos problemas de saúde que adquiriam futuramente. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ´´contrato social´´, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente ao país. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a sociedade como impulsionador dessa agressão no Brasil. Segundo dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação(Sinan), analisados pelo SBP (Desenvolva a sigla), mostram que por dia chegam a 250 registos de tortura, violência física ou psicológica contra crianças e adolescentes. Diante de tal exposto, a cada dia mais crianças estão sendo vitimas deste tipo de agressões e abusos, enquanto diante deste quadro alarmante a sociedade se mantém dispersa e imobilizada sobre tal situação. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal, a Secretaria dos Direitos Humanos(SDH), com ajuda de escolas, por intermédio de divulgações por televisão, de jornais e sites confiáveis, fazerem com que mais cidadãos se mobilizem e se disponibilizem a interferir nesta situação, para que essas vitimas não se sintam oprimidas e possam procurar ajuda de superiores, a fim de acabar com a violência doméstica contras as crianças no Brasil. (Flatou apresentar o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200