Muitas crianças sofrem agressões pelas mãos de quem deveria protegê-las. Logo, a violência infantil se perpetua em locais nos quais, de quem pratica a ação, são indivíduos conhecidos. Todavia, apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente garantir leis que asseguram as crianças em protegê-las de tais agressões, ainda há um entrave na sociedade na qual, (Sem vírgula) os casos não são reportados como deveriam ser, o que corrobora na ineficácia da prevenção contra a violência violenta infância. (Formule a tese)
É importante salientar que, (Sem vírgula) a exposicção a traumas físicos contínuos é inaceitável independente das circunstâncias, uma vez que acarreta o desenvolvimento de sequelas psicológicas e, em casos extremos, levando à morte. A exemplo do caso de meninos negros que corresponde aos 80% de vítimas de violência armada urbana e do racismo. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as consequências da violência doméstica são severas, visto que, (Sem vírgula) a criança normaliza a agressão e pode entendê-la como forma de amor, retardando o pedido de ajuda. Ao crescer em ambientes que normalizam tais atos, apresentam maior tendência à depressão e à criminalidade, gerando uma cadeia de dificuldades sociais no que fomenta à irresponsabilidade da sociedade em não construir uma infância segura e saudável. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, há medidas fundamentais que devem ser priorizadas no país. Com isso, cabe ao Estatuto da Criança e do Adolescente, em parceria com a mídia, a promoção de campanhas que incentivam a realização de denúncias a fim de que esses crimes sejam minimizados e punidos pelo Poder Público. (Truncamento) Como também, que haja nas escolas, (Sem vírgula) educadores e profissionais capacitados em identificar e responder às violências contra a infância. E que as prefeituras disponibilizem acompanhamento psicológico gratuito em postos de saúde para vítimas de agressões, visando a redução de traumas advindos dessas experiências. Desse modo, a integridade e os direitos infantis serão mais respeitados. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |