Em 2020, em razão da pandemia da covid-19, foi adotada a quarentena como medida protetiva que consistia em deixar as pessoas dentro de suas casas, consequentemente o índice de casos da violência contra crianças aumentou significativamente. Mas existem outros fatores que contribuem para com esse tipo de violência, como a cultura de bater para educar e a despreparação parental. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é importante compreender que a normalização da agressão com o intuito de educar os filhos é um tanto quanto perigosa, pois, assim como no caso "Gabriel Fernandez", limites podem ser ultrapassados, permitindo assim, (Sem vírgula) que tragédias aconteçam. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, casos como o de "Henry Borel" exemplificam a falta de condicionamento emocional e psicológico por parte de pais e/ou parentes que deveriam exercer um papel de responsabilidade em relação às crianças. Ou seja, pessoas como essas têm filhos sem quererem ou amarem de verdade, provocando negligência e, por ventura, atos de violência. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica nítida a necessidade da abertura de projetos de leis, por intermédio dos ministérios da educação e da saúde, com o fim de preparar e estruturar pais e mães de primeira viagem, através do sistema "Pré-natal" e também dentro das escolas de ensino médio, para, assim, evitar que violências contra crianças ocorram cada vez mais.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |