O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, configura-se como um conjunto de normas jurídicas que objetivam a proteção dos direitos dos cidadãos brasileiros menores de 18 anos, responsável também pelo combate à violência doméstica dirigida aos pequenos, que se faz persistente no cenário mundial, sendo uma realidade inadmissível no Brasil. (Evite um parágrafo frasal. Formule a tese)
Em primeira análise, o art. 5 º do estatuto da criança e do adolescente (Iniciais maiúsculas), (Sem vírgula) afirma que: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma de lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos direitos fundamentais”. Entretanto, a norma não se faz suficiente para combater a violência doméstica contra os menores no Brasil, uma vez que a “lei da palmada”, como agressão física, é vinculada a um ato cultural e os insultos a um método de aprendizagem (Melhore a apresentação dessa discussão). A tutela familiar brasileira baseia-se na lógica do “é melhor apanhar em casa do que na rua”, reflexo da desconstrução da real autoridade do tutor, acompanhado do desconhecimento ao ambiente jurídico, social e cidadão do país, tendendo a recapitular o estigma da terra “sem fé, rei e lei”, atribuída pelos “colonizadores” portugueses em 1500. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Em outro plano, tem-se uma baixa assistência às crianças no ambiente escolar, como acompanhamento psicológico e familiar. A rede municipal e estatual de ensino brasileiro é escassa, em sua totalidade, de acompanhamento psicológico estudantil, dificultando o mapeamento da realidade vivenciada pelos discentes fora do ambiente escolar, seguindo uma lógica errônea, considerando que a faixa etária em questão não desvincula seus ambientes de convívio, sendo dever da escola, como segunda casa, acompanhá-las, para evitar situações de violências não somente físicas ou verbais, mas também de cunho sexual, com base nos dados do G1, em que se estima que 36% das vítimas de estrupo no Brasil, (Sem vírgula) são crianças de até 11 anos, sendo o criminoso um familiar da vítima geralmente.
(Boa estratégia coesiva) Estabelecesse Estabelece-se, portanto, a necessidade de implantar o programa do governo federal “CuidEdu – Cuidado e Educação” que irá vincular profissionais da área da psicologia ao raio escolar em sua totalidade, sendo obrigatório na grade profissional de todas as escolas municipais, estaduais, federais e privadas do Brasil, de modo a assegurar o combate à violência doméstica com foco no relato da criança, de modo a enfatizar os direitos estabelecidos no ECA, caminhando para um país que cuida e aprecia a segurança dos menores. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |