No filme "As criaturas atrás das paredes", Alice é confinada em casa e constantemente oprimida e agredida fisicamente pelos pais que, por serem gentis e terem alto poder monetário, são credibilizados pelas forças policiais e temidos pela população ignorante da situação familiar. Fora da ficção, muitos jovens se veem em cenário semelhante, onde o combate à violência doméstica contra as crianças é prejudicado pelas informações veladas à comunidade e pelo semblante saudável de núcleos familiares que impede a externa percepção da realidade. Logo, para conter a agressão infantil, é preciso analisar os pontos citados. (Muito bem. Apresentou a tese)
Convém constatar, a princípio, que a pouca visibilidade da violência doméstica, assim como as formas de a combater, seja nas escolas ou nas mídias, colabora na falta de intervenção. De acordo com dados divulgados pelo Unicef (Desenvolva a sigla), houve cerca de 1070 atentados fatais contra crianças, entre 2016 e 2020. Todavia, a falta de discussão sobre essa brutalidade torna-a invisível e incurável à medida em que a sociedade, maior agente de mudanças sociais, permanece na ignorância de tal realidade. Dessa forma, uma maior notoriedade do quadro e dos canais de denúncia é crucial para garantir a segurança e bem-estar das crianças. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido salientar que conclusões preconcebidas de autoridades acerca de famílias contribuem para a limitação das denúncias e impunibilidade dos agressores. Não só pelo efeito halo, o qual diz que temos uma predisposição a julgar os outros com base em suas características, como pela noção caricatural de pessoas agressivas que o senso comum cria, possíveis denunciadores, tais como policiais, vizinhos, professores e amigos, ficam silentes diante uma visão de relações saudáveis que eles criaram com base nas aparências que os familiares das crianças demonstram. Desse modo, presos na crença de uma dissimulação, deixam de ser agentes ativos na assistência à a jovens vítimas de violência. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para findar esse cenário deplorável, é imprescindível que ações sejam tomadas. Assim sendo, cabe ao governo, por meio do aumento dos investimentos, recrudescer o ensino dos direitos da criança e do adolescente nas escolas e meios de comunicação, que deverão também abordar o tema com mais afinco, proporcionando informações de casos reais e canais de denúncia, bem como de fornecer um ambiente seguro para a procura de ajuda dentro das instituições e postos policiais, como também uma maior capacitação de agentes interventores, como docentes e policiais, a fim de que os cidadãos tenham consciência da existência e regularidade da agressão e um lugar de amparo com profissionais altamente competentes. Com isso, poder-se-á combater a violência doméstica contra as crianças, socorrendo as "Alices" de sua realidade cruel. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |