A violência doméstica contra a infância - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 25/08/2022

Status:

Corrigida
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A infância é uma fase primordial para o desenvolvimento físico e psicológico de um indivíduo e necessita de cuidados e atenção especial. Existem muitas instituições, como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância) e leis, como as do Estatuto da Criança e do Adolescente (Vírgula) que buscam zelar pelos direitos básicos desses pequenos cidadãos, como liberdade, educação, alimentação, saúde e segurança. Porém, ao depararmos com o grande número de casos de violência doméstica contra as crianças, notamos que, na prática, elas não estão tendo tais direitos assegurados e, para agravar, a principal fonte dessas agressões vêm do ambiente doméstico, existindo um baixo índice de denúncia. (Formule a tese)

É recente a preocupação com os direitos da juventude. Até meados do século XVII, no Renascimento, as crianças eram vistas como adultos em forma reduzida. Tinham as mesmas obrigações de trabalho e provimento da casa que seus pais, devendo aprender um ofício desde muito novas. Mas por serem mais frágeis, nem sempre conseguiam atingir as expectativas dos mais velhos, e era comum sofrerem agressões físicas e morais. A violência sexual também era praticada contra os mais jovens, justamente pelas crianças serem indefesas e submissas aos adultos. E, apesar dos avanços na humanidade, essas formas de violência ainda são vistas no mundo de hoje, como o caso de Henry Borel, 4 anos, vítima das agressões do padrasto com cumplicidade da mãe, e Isabella Nardoni, 6 anos, morta pelo pai e a madrasta. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Mesmo com os elevados índices de violência, vemos um silenciamento da população diante dessa realidade. Há poucas denúncias sobre os casos, fazendo com que muitos jovens continuem a sofrer calados. Isso ocorre pois muitas pessoas ainda apoiam a autonomia dos pais e responsáveis sobre as crianças, entendendo que a violência é uma forma de educar. Porém, as consequências de uma infância violenta são incalculáveis. Afeta fisicamente, emocionalmente e psicologicamente, a curto e longo prazo. Quando crianças, podem desenvolver problemas de aprendizado na escola e comprometimento das relações sociais. Já quando adultos, podem sofrer de ansiedade e depressão, comprometendo a vida pessoal e profissional. (Melhore a apresentação da discussão. Delimite)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, podemos concluir que a violência doméstica contra crianças é alarmante, mas pouco discutida no Brasil, necessitando de ações que revertam esse quadro. Nesse ano foi sancionada a lei Henry Borel, a qual torna a violência contra a infância um crime hediondo e obrigando qualquer cidadão que presencie uma situação violenta a denunciar imediatamente. Além disso, faz-se necessário a conscientização da população a sobre o tratamento das crianças pelos pais e responsáveis, que jamais deve ser abusivo. Para isso governo pode promover campanhas a serem veiculadas nas mídias (internet, televisão, jornais e revistas) e em ambientes públicos que incentivem a denúncia e ao entendimento que a melhor forma de educar é através do afeto e respeito. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200