A infância é uma fase primordial para o desenvolvimento físico e psicológico de um indivíduo e necessita de cuidados e atenção especial. Existem muitas instituições, como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância) e leis, como as do Estatuto da Criança e do Adolescente (Vírgula) que buscam zelar pelos direitos básicos desses pequenos cidadãos, como liberdade, educação, alimentação, saúde e segurança. Porém, ao depararmos com o grande número de casos de violência doméstica contra as crianças, notamos que, na prática, elas não estão tendo tais direitos assegurados e, para agravar, a principal fonte dessas agressões vêm do ambiente doméstico, existindo um baixo índice de denúncia. (Formule a tese)
É recente a preocupação com os direitos da juventude. Até meados do século XVII, no Renascimento, as crianças eram vistas como adultos em forma reduzida. Tinham as mesmas obrigações de trabalho e provimento da casa que seus pais, devendo aprender um ofício desde muito novas. Mas por serem mais frágeis, nem sempre conseguiam atingir as expectativas dos mais velhos, e era comum sofrerem agressões físicas e morais. A violência sexual também era praticada contra os mais jovens, justamente pelas crianças serem indefesas e submissas aos adultos. E, apesar dos avanços na humanidade, essas formas de violência ainda são vistas no mundo de hoje, como o caso de Henry Borel, 4 anos, vítima das agressões do padrasto com cumplicidade da mãe, e Isabella Nardoni, 6 anos, morta pelo pai e a madrasta. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Mesmo com os elevados índices de violência, vemos um silenciamento da população diante dessa realidade. Há poucas denúncias sobre os casos, fazendo com que muitos jovens continuem a sofrer calados. Isso ocorre pois muitas pessoas ainda apoiam a autonomia dos pais e responsáveis sobre as crianças, entendendo que a violência é uma forma de educar. Porém, as consequências de uma infância violenta são incalculáveis. Afeta fisicamente, emocionalmente e psicologicamente, a curto e longo prazo. Quando crianças, podem desenvolver problemas de aprendizado na escola e comprometimento das relações sociais. Já quando adultos, podem sofrer de ansiedade e depressão, comprometendo a vida pessoal e profissional. (Melhore a apresentação da discussão. Delimite)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, podemos concluir que a violência doméstica contra crianças é alarmante, mas pouco discutida no Brasil, necessitando de ações que revertam esse quadro. Nesse ano foi sancionada a lei Henry Borel, a qual torna a violência contra a infância um crime hediondo e obrigando qualquer cidadão que presencie uma situação violenta a denunciar imediatamente. Além disso, faz-se necessário a conscientização da população a sobre o tratamento das crianças pelos pais e responsáveis, que jamais deve ser abusivo. Para isso o governo pode promover campanhas a serem veiculadas nas mídias (internet, televisão, jornais e revistas) e em ambientes públicos que incentivem a denúncia e ao entendimento que a melhor forma de educar é através do afeto e respeito. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |