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Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 21/08/2022

Status:

Corrigida
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Em "Quarto de Despejo", livro-diário de autoria de Carolina Maria de Jesus, é retratado com intensidade a banalidade com que os filhos da autora e de toda a comunidade da favela do Canindé são agredidos e violentados, não apenas por seus familiares, como por todas as pessoas ao seu redor. Apesar da obra retratar a realidade dos anos 1960, alguns aspectos da obra ainda permanecem intactos, como os motivos das crianças serem agredidas, as consequências na vida de um indivíduo vítima de violência infantil e a permeação da cultura "educacional" baseada em castigos físicos. Diante disso, torna-se necessário compreender os motivos da ainda existente anomalia dos tempos modernos: a violência doméstica contra as crianças. (Formule a tese)

Primeiramente, é necessário ter o entendimento de que o tabu intrínseco à sociedade de que a violência doméstica contra crianças está diretamente ligada à condição econômica é inverídico, visto que as agressões, muitas vezes realizadas por pessoas próximas à criança, como os próprios familiares ou babás, visam punir a criança como uma maneira de educá-la, de acordo com o banco de dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Um grande exemplo, (Sem vírgula) é a prática da palmatória, que apesar de ter sido banida em território brasileiro nos anos 1980, tinha o mesmo objetivo das causas de agressões físicas a crianças: educação, dado que comprova a marca cultural deixada pela sua prática e suas consequências tanto na educação das crianças feita pelos familiares, quanto pelos professores e mestres. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, apesar do governo federal ter por garantido os direitos das crianças e adolescentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), infelizmente ainda existem milhares de casos de violência doméstica infantil registrados no Brasil, de acordo com as pesquisas feitas pelo IBGE (Desenvolva a sigla) anualmente. A existência de tais dados, (Sem vírgula) acaba por demonstrar o desenvolvimento irregular das atividades que o ECA propõe, como a proteção dos direitos das crianças e adolescentes propostos pelo UNICEF e a efetuação dos mesmos na sociedade. Desse modo, ressaltando a promulgação da triste realidade em que, de acordo com a filósofa Marilene Chaui, cada vez mais crianças, vítimas da violência doméstica, sofrem de suas consequências, como o impacto psicológico na vida adulta e a tendência de manter tal cultura viva ao educar a próxima geração da mesma maneira que lhes foi ensinado. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, torna-se fatídico que a mídia social responsável, com o intuito de mudar o pensar da sociedade, realize propagandas em rádios, programas televisivos e jornais, assim, informando a comunidade familiar sobre os malefícios que a educação infantil a partir de castigos físicos pode causar na vida de uma criança, evitando que mais donas de casa e mães, como Carolina Maria de Jesus, sejam mártires da cultura em que crianças e adolescentes são violentados com o intuito de serem educados. (Evite um parágrafo frasal; Reveja a proposta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200