Como combater a violência domestica contra as crianças - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 27/08/2022

Status:

Corrigida
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A violência no âmbito infantil é um assunto inerentemente delicado e assustador, pensar em crianças sendo maltratadas no seu núcleo familiar é pior ainda, o abuso doméstico contra crianças vai além de psicológico e físico, chegando até as mortes dessas crianças, mas o que se pode fazer para impedir algo assim, que ocorre dentro de casa, por trás de outros olhos?  (Parágrafo frasal. Reestruture)

A violência contra crianças foi por muito tempo normalizada, se tinha a ideia de que o certo na hora de educar era com “palmadas”, mesmo após poucos anos da lei da palmada, muitas pessoas ainda acham normal os educadores e responsáveis usarem do artifício da violência para ensinar, por isso é tão difícil identificar casos mais sérios de violência, pois ela é vista como “normal”, além da incredulidade de aceitar que um pai pode machucar seu próprio filho, ou mesmo uma tia, somente pelos laços de sangue que os une. (Parágrafo frasal. Abordargem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Por conta da pandemia da covid-19, e o isolamento em casa, ficou bem mais claro o aumento nos números de mortes de crianças pequenas, até 9 anos, decorrente da violência doméstica, somente em 2020 foram 213 crianças mortas de maneira violenta, pois sem o apoio da escola e seus educadores, muitas crianças não puderam denunciar suas situações, e também o fato da associação de violência=pobreza, o que silencia casos quando vêm da periferia, e assim que ocorre em classes mais altas, como recentemente o que ocorreu com o menino Henry Borel, faz parecer que é algo incomum e difícil de ocorrer novamente. (Parágrafo frasal. Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, seguindo os pontos apresentados, entendo que se deve investir em mais leis para proteger essas crianças, além de preparar muito mais os profissionais em casos de violência, com mais canais e meios de denúncia, e também falar sobre isso sempre com a população, essencialmente pelos meios de mídias, incentivar a população a ficar de olhos abertos e atentos a qualquer sinal, também em suas próprias casas, para que coisas normalizadas como banais, ​​​​​​​(Sem vírgula) não evoluam para mais tragédias.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200