[Sem título] - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 08/08/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "3096 dias de cativeiro", é retratado a história de Natascha Kampusch, uma criança de 10 anos que foi sequestrada e mantida em cativeiro por um desconhecido no qual a abusou constantemente, deixando graves traumas psicológicos. Saindo da ficção, no contexto social brasileiro, percebe-se a magnitude emergente de combater a violência doméstica infantil (Reveja se as ideias são semelhantes), visto que a hostilidade dos agressores fomenta transtornos diversos na vida das vítimas. Nesse contexto, é pertinente analisar a negligência governamental e os impactos da violência sofrida pelos indivíduos no âmbito doméstico. (Muito bem. Formulou a tese)

Primordialmente, é válido ressaltar que o Estado contribui para a perpetuação da violência doméstica contra o grupo juvenil na sociedade, pois não há medidas e fiscalizações efetivas (Cuidado. Afirmação tendenciosa). Segundo o célebre filósofo Friedrich Hegel, o Estado deve proteger seus filhos. Entretanto, observa-se um rompimento na realidade ao ideal proposto pelo pensador, haja vista que a violência cresce substancialmente devido à vulnerabilidade da comunidade infantil presente no corpo social (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa linha de raciocínio, infere-se que crianças são suscetíveis e influenciáveis acerca da manipulação de agressores no domínio social, tendo seus direitos constitucionais violados. Dessa forma, fica evidente a necessidade de uma intervenção estatal.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as consequências da violência afetam diretamente a saúde mental, cognitiva e física dos indivíduos. De acordo com o filósofo Platão, a associação entre saúde física e mental seria imprescindível para a manutenção da integridade humana. Sob esse viés, nota-se a importância da dualidade do mental e corpo, especialmente em crianças - pessoas em pleno desenvolvimento -. Todavia, a ocorrência de agressão contra esses indivíduos impulsiona graves problemas psíquicos como o desenvolvimento de quadros de depressão, ansiedade e alterações comportamentais, influenciando um baixo rendimento escolar, por exemplo. Com isso, vê-se premente a atuação dos responsáveis no cotidiano das crianças comumente a prevenção de distúrbios adversos.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imperioso a atenuação da violência doméstica contra as crianças no Brasil. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública - em conjunto com o Ministério da Saúde - criar instituições nacionais de fiscalização e suporte à crianças vítimas de agressão, por intermédio da ação de profissionais da área de direito e saúde, com o objetivo de mitigar os casos subnotificados e reduzir os prejuízos causados na vida de pessoas agredidas na fase da infância. Somente assim será possível reverter panoramas análogos ao de Natascha Kampusch.  (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200