A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, (Sem vírgula) defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto á quentão da violência contas crianças. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da omissão do Estado e egoísmo ainda enraizado na sociedade brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, é preciso atentar para a impunidade presente na questão. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça á justiça em todo lugar" cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange essa problemática. (Argumentação limitada. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a crueldade acometida contra crianças encontra terra fértil na falta de empatia. Na obra "Modernidade Liquida", de Zygmunt Bauman (Vírgula) defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo . Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia, pois, para de colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si (Melhore a construção de sentido). Essa liquidez que influi sobre a questão da violência doméstica funciona como um forte empecilho para sua resolução. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja resolvido. Para isso, o Conselho Federal de Psicologia deve criar um treinamento gratuito sobre empatia, por meio de aulas ao vivo nas redes sociais, afim a fim de combater o individualismo que gera a violência infantil. Tal ação pode, ainda, contar com uma cartilha em PDF para ser baixada. Paralelamente, é preciso intervir sobre a impunidade presente no problema. Dessa forma, a segurança deixará de ser uma utopia no Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |