Muitos mamíferos logo após o parto são obrigados a rapidamente aprender a andar e seguir a manada, sabendo que caso não o façam, serão deixados para trás e morrerão. (Parágrafo frasal. Reestruture e contextualize o tema com clareza)
Já o ser humano, (Sem vírgula) é o único mamífero que necessita de cuidados diferenciados ao nascer para que possa sobreviver, sendo assim, os pais ou um responsáveis são primordiais para a continuidade da vida de uma criança. (Parágrafo frasal. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Quando esses responsáveis deixam de fazer o mínimo pela idade mais importante da vida, que é a infância, torna-se muito ruim para esse indivíduo na sua vida adulta, e quando esses mesmos passam a praticar a violência doméstica contra esses seres indefesos, seria como uma pessoa dirigindo em alta velocidade na contramão de uma rodovia, portanto, se no mínimo não causar um trauma ou um sério prejuízo, poderá causar sua morte. Danos irreparáveis são causados a pessoas que sofrem violência durante a sua infância.
Não se trata de qualidade financeira, e sim, (Sem vírgula) qualidade do amor direcionado a esses seres tão dependentes de outros. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Desta forma, a única providência que causaria uma radicalização, mudando drasticamente o fator violento contra crianças, seria punições severas onde quaisquer daqueles que pretendam praticar este crime, (Sem vírgula) tenham em sua consciência que nenhum tipo de benefício lhe seria dado para um ato tão gravoso, causando assim, (Sem vírgula) o entendimento do quão importante é a infância de um ser humano e erradicando esse crime. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões por meio de um planejamento textual. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |