O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que nenhuma criança ou adolescente será vítima de qualquer forma de violência. Contudo, a realidade brasileira demonstra que, apesar de significativos avanços legislativos, casos de violência doméstica contra crianças ainda são usuais. Dessa forma, torna-se crucial discutir medidas para combater o abuso doméstico contra crianças, a exemplo de conscientização acerca do tema e estabelecer canais para denúncias. (Formule a tese)
A princípio, faz-se imprescindível destacar a conscientização social como providência para combater a violência doméstica contra crianças. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ressalta que dar visibilidade ao tema da violência contra menores contribui para que crianças em situação de abuso doméstico conheçam seus direitos, identifiquem os diferentes tipos de violência e possam pedir ajuda. Ademais, discernimento em relação à questão da violência contra petizes auxilia profissionais das áreas da educação, saúde e segurança na detecção de menores em situação de vulnerabilidade, para que ações cabíveis de prevenção e proteção contra os maus-tratos infantis possam ser tomadas. Assim sendo, garantir a integridade física, emocional, psicológica e moral de crianças se tornaria factível, pondo em prática os direitos já garantidos por lei. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Não obstante, para combater a violência doméstica contra petizes, também se torna fundamental a criação de mais canais para denúncia. Posto isso, o professor da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e colunista Paulo Saldiva salienta que existe uma subnotificação dos casos de maus-tratos infantis, pois as vítimas e familiares temem notificar e testemunhar (Reestruture essa discussão). Além disso, a falta de diagnóstico em escolas, pronto-socorros e hospitais, por exemplo, também se constui como fator preponderante para a subnotificação de situações de abuso infantil. Como consequência, a rede de amparo às vítimas é fragilizada ou inexistente, acarretando que muitos menores voltam ao ambiente vulnerável, onde os maus-tratos continuam a ser perpetuados. Dessarte, criar meios seguros e acessíveis para que vítimas e familiares se sintam seguros para denunciar se mostra essencial para mudar a realidade de violência doméstica contra crianças. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Logo, é claro que mudar a realidade de violência doméstica contra crianças é vital. Para isso, o Estado brasileiro, com apoio de programadores e delegacias especializadas, deve promover a criação de um aplicativo de celular sobre o tema, a fim de conscientizar a população e de criar um canal seguro e acessível para denunciar os agressores. Dessa forma, seriam assegurados os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Delimite as discussões apresentadas. Mnatenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |