Segundo o Art. 18. Do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor “. Entretanto, a realidade na qual muitas crianças e adolescentes estão inseridas é completamente contraditória ao que é proposto pelo estatuto, uma vez que, (Sem vírgula) muitos pais ainda aderem na educação dos filhos o uso das agressões física como principal forma de correção, enquanto que a sociedade omite estes fatos. Diante disso, urge a necessidade de serem tomadas medidas pelas autoridades competentes, com o objetivo de combater a continuidade do assunto. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, é importante ressaltar que entre os fatores está a banalização da violência entre crianças e adolescentes como principal medida disciplinar, mesmo após a implementação da Lei da Palmada em 2014, os índices de violência se manifestam em níveis muito elevados. De acordo com o Disque 100, do serviço de denúncia do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, mais de 95.247 denúncias foram registradas em 2020. Nesse contexto, pela interpretação dos dados, é possível perceber o quanto que a falta de palestrar palestras e rodas de conversas a respeito da falsa ideia de correção contribua para o aumento de casos no Brasil, já que o uso das agressões é usado como justificativa para tal discurso. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão da sociedade sobre a ocorrência destes fatos contribui para que a rede protetiva não consiga atuar de forma devida, uma vez que, embora o país possua uma legislação consistente que proteja totalmente as crianças e adolescente, a sua aplicação ainda é lenta. Logo, seguindo a ideia proposta pelo filósofo existencialista, Jean Paul- Sartre, -" a violência, independente da maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota"-, nesse sentido, tanto a violência física, quanto a omissão dos fatos serão as principais manifestações para que o uso de agressões físicas ainda continue a existe existir como medida disciplinas disciplinar, caracterizando-se assim como a ideia de Sartre uma derrota para a sociedade. (Reestruture a discussãoa apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, a necessidade de medidas que modifiquem esta realidade atual. Dessarte, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Sociais promoverem uma ação social nos Centros de Ensino de todo o país, através de palestras e rodas de conversas com os País pais sobre novas formas de educar os filhos sem o uso da violência. Outra medida, é a promoção de campanhas a respeito dos malefícios da violência contra crianças e adolescentes, por meio dos canais de comunicação, com divulgação massiva, contínua e post explicativos, para que possa informar a sociedade sobre o tema. Dessa forma, é possível construir um meio social em que os país zelem pela educação de seus filhos de forma mais humanizada, ao mesmo tempo em que desbalizar o uso da violência na educação das crianças e adolescentes.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |