A violência doméstica infantil é algo sério no a qual tira a vida de várias crianças por ano. E o pior de tudo é que esses casos de violência costumam ser escondidos aos olhos de pessoas de fora da casa, pois quem normalmente comete esse crime são os responsáveis como os pais, tios ou avós por serem capazes de esconder de outras pessoas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O Instituto da Criança e do Adolescente diz que as três esferas do governo (estado, federal e municipal) terão que promover e realizar campanhas educativas sobre instrumentos de proteção de direitos humanos de menores de idade, junto de canais de denúncia existentes e capacitar permanentemente policiais e educadores para isso (site, Lunetas). Uma das maiores causas para a violência doméstica infantil no Brasil é a saúde mental das famílias por causa da perda de renda causada pelo desemprego (Reelabore e apresente essa discussão com clareza), e isso aumentou na pandemia por várias famílias ficarem sem emprego.
(Melhore a estratégia coesiva) Esse problema é sério, deveria ser bem mais debatido do que é no Brasil e no mundo, as escolas deveriam fazer algo como palestras ou exames médicos e mentais para saber se acontece isso com algum aluno de sua escola. (Evite um parágrafo frasal. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |