Na série "Anne with E", uma criança órfão, chamada Anne (Vírgula) sofre violência doméstica em seus lares adotivos por não conseguir cumprir tarefas difíceis que são impostas para a garota fazer. Fora da ficção, a violência contra as crianças em seus lares não estão sendo combatidas. Nesse prisma, destaca-se dois aspectos importantes: a insuficiência legislativa e o silenciamento do problema pela sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, evidencia-se a falta na eficácia nas leis contra agressão a menores. Desse modo, as crianças estão sendo agredidas e não estão tendo seus direitos como cidadãos. No livro "Cidadão de Papel", ressalta a ideia da existência da lei, porém estão sendo inutilizadas pela sociedade. Dessa forma, faz-se ineficiente somente a criação de leis contra violência doméstica infantil. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório o silenciamento da população pela questão dos laços sanguíneos. Sob essa ótica, segundo dados da UNIFAZ (Desenvolva a sigla) mais de mil crianças foram mortas de maneira violenta pelos familiares ou cuidadores no Brasil. Consoante a isso, percebe-se que a sociedade está deixando casos de agressão invisíveis com a ideia de que os cuidadores podem ser agressivos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Desprende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar o combate a violência doméstica contra crianças. Dessa maneira, cabe ao Conselho Tutelar - órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente - realizar com mais presença o monitoramento das crianças em cada município, por meio de visitas regulares as residências, a fim de que observem se os pais e cuidadores estão cumprindo seus devidos papéis. Somente assim a realidade vivida por Anne será apenas ficção. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |