A violência representa uma das piores experiências adversas na infância, assim conceituadas como aquelas que geram estresse tóxico e interferem no curso normal do desenvolvimento, pois tornam as crianças e também os adolescentes física, psíquica ou socialmente vulneráveis. Além disso, um dos piores efeitos da violência é a fragilização do vínculo de confiança necessário para a formação de sentimentos de pertencimento e aprendizagens positivas, tanto em relação à confiança nos familiares como na sociedade. E sem contar que muitos casos, a violência se resulta na própria morte da criança. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
No Brasil, os índices de violência têm crescido nos últimos anos, de acordo com a SINAN (Desenvolva a sigla) seu registro mais recente identificou várias notificações de violência contra as crianças de até 9 anos, passando de 13 250 dês do desde o último registro em 2011 para 45(Melhore a construção de sentido) 970 notificações de violência em 2018, sendo 53,4% sobre negligência ou abandono, 26,5% sobre violência sexual, 24,3% sobre violência física e 13,9% sobre violência psicológica, e infelizmente o índice tende a crescer mais, de acordo com a CNN Brasil mais de 4 500 denúncias de violência infantil registrado até o mês de maio desse ano, 18,6% estão ligadas ao abuso sexual, (Melhore a progressão de ideias) dados mostram também que na maiorias dos casos a vítima e o suspeito moravam na mesma residência e 76% eram casos feitos contra meninas. (Evite um parágrafo frasal)
(Use operador argumentativo com ideia de conclusão) Após tudo que relatei me fez (Evite a pessoalidade) lembrar do caso mais conhecido atualmente, o caso de Henry Borel (Vírgula) um menino de apenas 4 anos que foi morto no ano passado após ser espancado no apartamento em que morava com a mãe e o padrasto, (Problemas na progressão de ideias) no Rio de Janeiro (Vírgula) após esse episódio tão cruel, foi criado a "Lei Henry Borel" que motivou uma proposta com punições mais rígidas para violência contra a criança. (Não apresentou a proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal)
(Olá quero deixar claro que essa foi a primeira redação que eu fiz, por favor seja franco na correção, assim posso aprimorar, obrigada) (Não deixe recados. Isso é motivo para desclassificar a redação. Quanto ao que disse, esse é o objetivo. Bom estudo!)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |