Na novela “Chiquititas”, há um episódio no qual a inspetora do local obriga as crianças a ajoelharem no milho como forma de punição, sendo um quadro de violência de costume antigo para castigar. O alto número de agressão à criança mostra a normalização de “surras” para o “aprendizado”, no entanto, o que é considerado um feito para sinalizar a não aceitação de um mau comportamento, em alguns casos torna-se o registro de um homicídio. (Formule a tese)
Com a finalidade de correção de atos insatisfatórios, alguns familiares ou responsáveis legais acabam agredindo a criança pela qual se responsabilizam. Os motivos resultantes da ação podem ser diversos e acompanhar a chantagem emocional de ser “para o bem” na tentativa de diminuir a gravidade da agressão; ou mesmo por ser uma maneira de punir passada por geração. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Assim, as consequências por esses atos deixam marcas tanto físicas quanto psicológicas no agredido; como dificuldades de socializar, de desenvolvimento e na educação, segundo os pesquisadores do artigo “Psychological Maltreatment” (Explore mais essa discussão). No entanto, com a frequência da violência doméstica ou a força cometida, pode levar a vítima a óbito.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para a diminuição de casos de violência infantil, as escolas devem entrar com projetos de conscientização sobre a gravidade das punições através de agressões, uma vez que acolha os alunos para se sentirem confortáveis em denunciar situações como essa, ajudando na identificação e consequentemente na diminuição desses casos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |