Na série “The Good Doctor”, o personagem Shawn Murphy sofre agressões por parte de seu pai. É um fato que a violência doméstica contra crianças tem crescido bastante, pois há a normalização da agressão como educação e a ausência do assunto em algumas escolas. (Melhore a contextualização do tema)
Percebe-se que, em épocas antigas, agredir seus filhos era uma ação considerada normal, sendo levada como uma forma de educar. Hoje em dia, o trauma causado nos pais e a normalização dessa atitude acaba trazendo consequências para as crianças. Os filhos sofrerão com as agressões e não poderão denunciar, porque a situação se tornará uma normalidade para os sofredores e, também, para os familiares. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ausência desse assunto nas escolas pode trazer mais insegurança para as vítimas, visto que, (Sem vírgula) se o tema estivesse sendo mais discutido em um meio que traz segurança e paz, as vítimas se sentiriam mais aptas a denunciar as agressões. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude do fatos citados, é de extrema importância que a escola e seus docentes possam ajudar as crianças com palestras contra a violência e ajudar a acolher todos que sofrem com esse problema. A exposição dos direitos das crianças e dos adolescentes, a ajuda da assistência social nas escolas e medidas mais rigorosas na proteção dos jovens que passaram por esse trauma também podem ajudar a diminuir a incidência dos casos de violência doméstica contra essas faixas etárias. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |