No seriado alemão “DARK”, de 2017, existem várias linhas temporais que coexistem. Em uma dessas passagens temporais, Katherina Nelson era violentada dentro de casa pela sua própria mãe, decorrente de traumas do passado. Fora das telas, é fato a negligência governamental para prevenir essas violências, nas quais acorrem diariamente e causam traumas irreversíveis durante toda vida. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, cabe mencionar o estereótipo da violência doméstica infantil. A sociedade ainda possui posicionamentos que defendem a agressão como forma de educação e o único recurso de disciplina para os seus filhos, discernimento que poderá acarretar ansiedade, transtornos de personalidade e comportamento agressivo para a criança (Reestruture essa discussão). Dalai Lama, monge budista, diz: “A violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza."
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, vale salientar o posicionamento social e governamental. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) torna obrigatória a notificação em caso de suspeita do crime ao órgão, entretanto a mídia não repercute o necessário para tornar grandes proporções de mobilização (Melhore a construção dessa ideia). Além disso, o estatuto sofre com falhas de monitoramento e punição adequada, subordinando os afetados a uma dependência do poder público e sociedade.
(Melhore a estratégia coesiva) Sob esse ângulo, é viável a aplicação de uma reforma no ECA pelo governo federal e o Ministério da Mulher, da família e dos direitos humanos. (Truncamento) Por meio de verbas públicas dos impostos arrecadados, a fim de diminuir o número de vítimas com um serviço eficaz, (Justaposição) ademais é dever da autoridade máxima e a mídia de provocar uma mudança de consciência na população sobre as verdadeiras intenções da violência doméstica na educação (Ficou ambíguo). (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |