Na obra ''Os Cidadãos de Papel'', de Gilberto Dimmenstein, critica o sistema de leis do Brasil, o qual possui uma boa elaboração (Vírgula) porém, carece de efetividade na prática em relação à violência doméstica contra crianças (Melhore a construção dessa ideia). Isso inclui o aumento das mortes violentas de crianças e a falta de profissionais capacitados para identificar os casos de agressão.
Em primeira análise, deve-se ressaltar o aumento de mortes violentas de crianças para combater o problema. Nesse viés, de acordo com o contratualista Thomas Hobbes, após o homem abdicar-se de seu poder e liberdade ao Estado esse deve garantir o bem-estar social, no entanto, isso não ocorre no país. Diante desse aspecto, infere-se que o mediador do bem comum não está exercendo seu papel que, nesse caso (Vírgula) seria fiscalizar e proteger as nossas crianças contra os possíveis agressores que na maioria dos casos moram ou convivem com elas no seu dia a dia. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que as autoridades competentes não capacitem seus profissionais para melhorar a identificação dos infratores. Segundo o artigo 5 da Constituição federal, onde todos somos iguais perante a lei sem distinção de inviolabilidade aos direitos garantidos quando se trata da injustiça sofrida pela violência doméstica contra as crianças.Como consequência disso, elas ficam com medo de contar o que vem sofrendo devido os seus responsáveis ou cuidadores ameaçarem bater e xingá-los para intimidá-los a ficar calados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a necessidade de medidas na prática em relação ao combate violência doméstica contra crianças. Logo,o Governo federal,como principal órgão responsável pelo bem-estar social,deve ampliar as escolas de forma que possam acolher as vítimas,por meio de programas educacionais contra qualquer violência, com a finalidade de erradicar esse aumento de agressões.Dessa maneira, a critica feita na obra ''Os cidadãos de Papel'',de Gilberto Dimmenstein,torna-se simples na atualidade quebrando as barreiras das maldades contra as crianças. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |