Paulo Freire estava certo! - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 07/08/2022

Status:

Corrigida
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No anime “Naruto” – criado pelo mangaká Masashi Kishimoto –, Haku é uma criança com poderes especiais, o que a tornou em uma arma secreta e a impossibilitou de ter uma vida normal e humanizada, devido aos interesses de seu guardião. Infelizmente, essa narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual a violência doméstica contra as crianças se mostra um grave problema (Melhore a relação entre as ideias apresentadas). Assim, debates escolares e representação midiática são possíveis caminhos para combater o quadro. (Formule a tese)

Nesse contexto, é indubitável que o debate escolar é uma das maneiras de combater a violência doméstica contra as crianças. A esse respeito, Paulo Freire, pedagogo e pesquisador, em sua obra “Pedagogia do oprimido”, afirmou que as instituições de ensino têm uma metodologia de aprendizagem bancária e não civilizatória. Dessa forma, as escolas possuem uma postura conteudista e robotizada, ou seja, voltada apenas ao conhecimento tecnicista do aluno, deixando de lado a formação humana dos acadêmicos, como identificar e se comportar perante situações de agressão e abuso infantil. Deste modo, há uma ausência de projeto e debates sobre os métodos de proteção dos direitos das crianças. Logo, enquanto a problemática se mantiver, a sociedade não progredirá. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se a representação midiática como uma medida de combate a violência doméstica contra as crianças. Conforme George Orwell, escritor inglês, a mídia controla a massa. Nessa perspectiva, os veículos midiáticos são indispensáveis para elucidar a grande necessidade de lutar contra as agressões infantis, devido ao fato de serem os principais mecanismo de informação e conhecimento do corpo social, especialmente no contexto das redes sócias sociais, as quais têm grande poder de persuasão. Nesse sentido, tal conjuntura ocorre, pois sempre utilizam recursos audiovisuais atuais e figuras públicas, assim, poderiam facilmente explanar ao tecido social a relevância do engajamento na luta contra a violência doméstica infantil. (Explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação crie um programa de educação cidadã, a partir de palestra e oficinas ministradas por psicólogos nas escolas, por meio de redirecionamento de verbas de impostos para educação. Espera-se, com essa medida, incentivar o corpo social na luta para frear a violência doméstica contra as crianças no Brasil. Ademais, o Ministério da Comunicação deve criar campanhas de conscientização sobre os direitos das crianças, por meio de divulgação nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, a fim de engajar os cidadãos no desafio de erradicar as agressões infantis. Dessa maneira, diferirá da realidade do universo de “Naruto”. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200