No filme Preciosa, Claireece, uma adolescente de 16 anos, desde criança, sofre diversas formas de violência doméstica, seja pelos abusos de maus-tratos por sua mãe, seja pela violência sexual por parte do seu pai. Nesse contexto, fora da ficção, infelizmente casos como esse é são realidade no Brasil, pois muitas crianças e adolescentes encontram-se nessa situação de vulnerabilidade no próprio lar. Isso se dá pela omissão estatal frente ao combate desse crime, como também pela falta de debates acerca dos que sofrem dessa triste realidade. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, a desatenção do Estado com a falta de vigilância das agressões nas famílias é um caso que deve ser cobrado. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislação mais avançada que protege as crianças e adolescentes de qualquer tipo de violência sofrida, principalmente no ambiente intrafamiliar, é um exemplo de muitas leis existentes que não estão sendo aplicadas na prática para a proteção das vítimas. Consoante a isso, pela falta de crença no poder estatal muitos injuriados não denunciam os crimes sofridos, causando sequelas comportamentais que traumatizam as crianças e os adolescentes por toda a vida (Explore mais essa discussão). Portanto, é necessário uma ação que efetive o cumprimento das leis de proteção.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de conhecimento promovido por debates acerca dos direitos fundamentais infantojuvenis fere esses princípios. De acordo com Immanuel Kant, uma má educação ou falta de educação para debate resulta em pessoas que não sabem justificar suas ideias, desse modo, entende-se que é necessário gerar ideias para resolver um problema, e nada melhor que através do conhecimento. Isso porque muitas crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade familiar não sabem o que fazer quando seus direitos são violados, pois não sabem onde procurar abrigo para se sentirem acolhidas, quando nem no próprio lar isso é possível. Desse modo, vê-se a importância de trocas de conhecimento para um bom amparo às vítimas, como também para punir os criminosos. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é crucial ações que combatam a violência contra crianças e adolescentes. Para que isso ocorra, é preciso que as escolas acolham os depoimentos das vítimas com um profissional adequado nas diretorias, que será realizado com o preenchimento de uma ficha informando os atentados sofridos. Isso deverá ser feito por meio de parcerias com ongs governamentais especializadas nos danos psicóticos causados, com a finalidade de cuidar das pessoas de maneira adequada devido aos traumas e de cumprir com a lei punindo os agressores. Com efeito, muitos casos (Vírgula) como o de Claireece, serão eliminados. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |