Nem sempre as crianças foram reconhecidas, na Roma Imperial o infanticídio era usual e legal, (Melhore a coesão) atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Entretanto a violência intrafamiliar infantil ainda permeia lares brasileiros, contudo, é frequentemente invisibilizada, por isso, para sanar esta chaga social, é necessário antes admiti-la como realidade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Sob essa ótica, a violência doméstica infantil se esconde, principalmente, nos laços parentais, pois pensa-se que pais e cuidadores devem zelar e proteger os pequenos. Contrariando essa premissa, muitos familiares adotam condutas abusivas (Explore essa discussão). Como apontado pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), a cada dez ocorrências de tortura, violência física ou psicológica contra crianças, seis aconteceram dentro de casa e foram provocadas por pessoas do relacionamento íntimo. Assim, observa-se que vínculos sanguíneos não impedem que abusos sejam praticados no ambiente familiar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator que mascara a agressão intrafamiliar infantil é a classe social, que quanto mais alta, mais invisibiliza a violência. Acredita-se que setores sociais vulneráveis tenham propensão a episódios violentos, pois a rede de apoio nesta camada é frágil ou inexistente. Todavia, a inumanidade faz parte da personalidade do ser humano e independe de condições financeiras. Um melhor nível de renda e de escolaridade da família não é garantia de proteção e segurança para a criança, como evidencia o caso Henry Borel, o menino brasileiro assassinado pelo padrasto em sua residência na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dessa forma, percebe-se que a violência doméstica contra crianças é realidade na sociedade brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Poder Executivo federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, criar uma rede de apoio através da implementação de atendimentos psicológicos em escolas, a fim de formar um ambiente de acolhimento para crianças, sendo possível (Vírgula) assim, que estas se sintam seguras para delatar seus agressores. Torna-se necessário ainda, (Sem vírgula) que o governo (Vírgula) em conjunto com a mídia socialmente engajada, promova campanhas de combate à violência infantil, incentivando a denúncia e instruindo os cidadãos a maneira que deve ser prosseguida ao lidar com estes casos, para priorizar a segurança dos pequenos. Assim, a realidade vivida na Roma Imperial se tornará cada vez mais distante.
Comentários do corretor
Delimite as discussões e explore com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |