A Constituição federal, promulgada em 1988, garante a todos os brasileiros o direito à segurança. Entretanto, na prática, nem todos os cidadãos têm essa garantia aplicada e, (Sem vírgula) são existentes grupos mais suscetíveis a violência. Diante do exposto, as crianças são vulneráveis a violência e, cada vez mais, cresce o número de assassinato infantil, o que se torna um problema nacional que é evidenciado pelo pelo mito social de laços sanguíneos e pela falta de denúncias. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, o mito de que os laços sanguíneos sempre protege e cuida é um problema que, infelizmente, impede a amenização do impasse. Dados da UNICEF (Desenvolva a sigla) mostram que em 4 anos 1070 crianças morreram de forma cruel, e muitos destes brutais foram praticados por familiares. Analisando os dados, é perceptível que a família também maltrata, o que contraria o mito, por isso tal crença deve ser erradicada. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de denúncia é outra problemática que piora o quadro atual. De acordo com Mahatma Gandhi, devemos nos tornar a mudança que queremos ver. Nessa lógica, as pessoas devem denunciar o crime, e não só reclamar, (Evite esse tipo de construção) pois é através da notificação que os criminosos serão punidos e a criança salva. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado tome providências para superar o impasse. Dessa forma, para que diminua a violência infantil, urge que o Ministério da Saúde junto com o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação façam com que as pessoas aprendam a identificar o crime contra os menores e a denunciar tais casos e, (Sem vírgula) que essa ação, (Sem vírgula) seja feita por meio de campanhas de conscientização e palestras para profissionais que lidam diretamente com crianças. Somente assim o quadro será amenizado e a Constituição será seguida de maneira mais igualitária.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |