Fundo de Barbárie - Banco de redações


Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 20/08/2022

Status:

Corrigida
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No final do século XIX, o abolicionista Joaquim Nabuco declarou que ''no Brasil há um fundo de barbárie debaixo da camada superficial de civilização'', sinalizando uma crítica à estrutura social deficitária, no quesito humanitário. Essa percepção perpassa o tempo, pois, nota-se ainda uma sociedade ignorante frente a problemas que persistem manchando o corpo social. Tal posicionamento passivo, (Sem vírgula) é manifesto na questão da violência doméstica contra crianças, o que dificulta seu combate. A partir disso, o descaso popular para com as leis de proteção à infância e a naturalização da violência alicerçam o problema. (Muito bem. Apresentou a tese)

Diante disso, em primeira análise, existe na coletividade o negligenciamento de muitos direitos adquiridos, uma vez que dificilmente os indivíduos se mobilizam pela efetivação deles. Isso ocorre porque, segundo o livro ''Constitucionalismo brasileiro tardio'', de Manuel Jorge, ''a ausência de cultura constitucional conduz à ineficácia dos textos constitucionais'' , em outras palavras, há uma significativa desvalorização dos princípios jurídicos e legais que protegem os cidadãos no Brasil. Nesse sentido, então, leis como a de combate à violência doméstica contra crianças são menosprezadas, o que dificulta ainda mais sua aplicação, haja vista que muitas pessoas se calam e não denunciam as agressões, resultando na impunidade dos agressores (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, o problema persiste.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, outro fator agravante das atrocidades contra crianças nos lares é a absurda cordialidade com a violência no âmbito social , que deixa ações injustas se repetirem. Essa situação é abordada no filme ''a casa que Jack construiu'', do cineasta dinamarquês Lars Von Trier, no qual o personagem extremamente insensível, Jack, é resultado da insensibilidade social, na medida em que naturaliza a crueldade. De maneira singular, fora da ficção também se percebe a indiferença de parte da sociedade frente à violência doméstica contra crianças no Brasil, pois acreditam serem fatos isolados e ignoram, quando na verdade, dados da UNICEF- Fundo das Nações Unidas para a Infância- apontam o aumento das mortes pela causa em questão na primeira infância.. Desse modo, a neutralidade popular agrava o problema.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso unir medidas de repressão à violência contra crianças no Brasil. Para isso, urge que os órgãos de proteção à infância em conjunto com o Ministério da Justiça promovam debates sobre o tema nos espaços públicos e online, escolas, e comunidades, para pais e crianças, por meio de diálogos construtivos sobre o tema e materiais educativos (Melhore a progressão de ideias) com a finalidade de conscientizar as pessoas de seu papel no combate aos crimes. Ademais, a sociedade deve desenvolver cultura constitucional para mudar seu posicionamento diante das injustiças, (Ponto final) Logo, o fundo de barbárie poderá ser removido de nossa civilização. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200