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Violência doméstica contra as crianças

Enviada em: 11/08/2022

Status:

Corrigida
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Na fábula "João e Maria", dois irmãos, ao serem abandonados pela madrasta, encontram uma bruxa que os alimenta a fim de, posteriormente, comê-los. Felizmente, o desfecho da história é positivo, pois os protagonistas retornam sãos para o seu pai. Embora o famigerado conto de fadas termine com um final feliz, no Brasil, contudo, muitas crianças e adolescentes não têm a mesma sorte, visto a quantidade de homicídios ocorridos devido à violência doméstica (Reveja a relação entre as ideias). Logo, esse fator deflagra não só a conveniência por omissão daqueles que testemunham as agressões e não as denunciam como também a incapacidade do Estado de cumprir suas leis no âmbito pragmático.

Diante desse cenário, a falta de ação perante aos ataques contra menores de idade reforça ainda mais as crueldades cometidas no ambiente familiar. A exemplo disso está a tragédia ocorrida com Henry Borel, de 8 anos, cujo padrasto o torturou até a morte (Ele é suspeito. Ainda não foi julgado). Segundo o portal de notícias G1, a polícia afirmou que a mãe do menino foi conivente com as hostilidades do marido. Consoante a isso, é fundamental destacar que a nossa (Melhore a progressão de ideias) Constituição federal de 1988 obriga a família, a sociedade e o Estado a assegurar o direito à vida para as crianças e os adolescentes. Assim, se estes continuarem negligenciados por seus responsáveis, atrocidades como a de Henry se repetirão em outras residências. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inoperância estatal inviabiliza o combate às agressões no lar. A esse respeito, o conceito de "Contrato Social", desenvolvido pelo filósofo John Locke, defende que o Estado tem o papel de preservar a vida de todos os indivíduos. No entanto, ainda que o problema da violência doméstica contra os infantojuvenis seja danoso ao bem-estar social, sua crescente ocorrência evidencia a incapacidade do Poder Público de executar, de fato, o contratualismo de Locke. Nesse sentido, é inadmissível que as autoridades de nosso país permaneçam, mesmo que indiretamente, privando os menores de 14 anos de usufruir todas as etapas naturais ao desenvolvimento humano, as quais são: a infância, a juventude, a fase adulta e a velhice. (Delimite e explore com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, nos mobilizarmos para combater tamanha hostilidade contra a futura geração de cidadãos brasileiros. Desta forma, as escolas - responsáveis pela formação social - devem ensinar os alunos a reivindicar proteção em favor de suas saúdes física e mental, bem como promover, por meio de projetos pedagógicos, minicursos e palestras aos respectivos tutores. Espera-se, com isso, romper a indiligência dos governantes e incentivar a ação de todos em prol da preservação à vida de meninos e meninas. Assim, abandonos como aquele narrado em "João e Maria", em breve, ficarão apenas na ficção. (Muito bem. Apresentoi todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as ideias. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200